Quando Iomega criou o Zip drive em meados de 1990 , serviu como uma maneira para que os usuários compartilhem arquivos que não cabiam nos disquetes de 1,44 megabytes da época. Os dispositivos tornou-se extremamente popular, especialmente entre aqueles que trabalham com gráficos topo de gama ou projetos de som que envolvidos arquivos grandes. Infelizmente , os dispositivos eram propensos a avarias , o que permitiu mídias ópticas graváveis para assumir o mercado de dados removível até o final da década. Problemas Ambientais
forma , discos Zip foram muito semelhantes aos disquetes , com todas as suas fraquezas. O fato de que a mídia de gravação teve que ser acessível para as cabeças da unidade significava que ele também era fácil de contaminar com a poeira e sujeira. O reservatório de plástico do disco Zip iria proteger os meios de comunicação , até certo ponto , mas esses discos eram muito fácil de danos se não for cuidadosamente mantida. Qualquer dano ao disco poderia torná-lo ilegível , e até mesmo causar problemas com a própria unidade.
Chefes desalinhados
Muitas drives Zip eram modelos externos, projetado para ligar a computadores através da porta USB . A portabilidade dessas unidades foi um dos seus pontos de venda , mas movê-los de um lugar para outro , muitas vezes empurrado as delicadas cabeças de leitura /escrita fora do alinhamento. Cabeças desalinhados não sabiam ler ou escrever para um disco Zip , e poderia até processar os dados em um disco Zip trabalhando ilegível. Infelizmente, o primeiro instinto de muitos usuários , quando confrontado com um disco ilegível é inserir uma outra, de modo que este mau funcionamento pode facilmente destruir dois ou mais discos no valor de dados .
O Click da Morte
o problema mais memorável com drives Zip foi o " clique da morte". Esse problema ocorreu quando as cabeças da unidade foram até agora fora do alinhamento que eles iriam bater frente e para trás dentro do mecanismo , criando um estalido audível. Ouvindo o barulho era um sinal claro de que a unidade tinha falhado, e que as cabeças foram provavelmente causando danos no próprio disco. Esse tipo de dano para o disco Zip , infelizmente, teve consequências que poderiam atingir além da simples perda de dados.
Hardware danos
O pior problema da unidade Zip enfrentou era que um disco suficientemente danificado pode danificar as cabeças dentro de uma unidade de trabalho , e vice- versa. Isso levou a situações em que uma unidade quebrada prejudicaria um disco que , por sua vez , quebrar qualquer unidade ele foi colocado em . Tendo em conta que um dos pontos de venda principais do sistema de discos Zip foi o compartilhamento de arquivos entre computadores, este tipo de dano poderia afetar rapidamente muitos usuários em um grupo e causar a perda de quantidades significativas de dados. Iomega trabalhou para resolver este problema e melhorar a confiabilidade de seus meios de comunicação, mas o mercado logo mudou-se e CDs graváveis tornou-se o novo padrão de compartilhamento de arquivos.