O processo pelo qual as informações são codificadas, armazenadas e recuperadas é o núcleo da memória humana e é uma interação complexa de vários processos cerebrais. Pode ser dividido em três etapas principais:
1. Codificação: Este é o processo de transformar informações sensoriais em um formato que o cérebro pode armazenar. Existem vários tipos de codificação:
*
codificação visual: Criando imagens mentais de informação. Por exemplo, lembrando o layout de sua casa.
* Codificação acústica
: Processando informações com base em como isso soa. Por exemplo, lembrar uma música ou um número de telefone.
*
codificação semântica: Processando informações com base em seu significado. Esse geralmente é o tipo mais eficaz de codificação para retenção a longo prazo, pois envolve um processamento mais profundo. Por exemplo, entender os conceitos em um livro.
A eficácia da codificação depende de fatores como atenção, motivação e profundidade do processamento. A atenção mais focada e o processamento mais profundo (por exemplo, relacionar novas informações ao conhecimento existente) levam a uma melhor codificação.
2. Armazenamento: Este é o processo de manutenção de informações codificadas ao longo do tempo. As informações são armazenadas em diferentes sistemas de memória:
*
Memória sensorial: Um sistema de armazenamento muito breve para informações sensoriais (visual, auditiva, etc.). Dura apenas uma fração de segundo, a menos que a informação seja atendida.
*
Memória de curto prazo (STM) / Memória de trabalho: Um sistema de armazenamento temporário com capacidade limitada (geralmente citada como 7 +/- 2 itens). As informações no STM são frágeis e podem ser facilmente perdidas, a menos que seja ensaiado ativamente ou transferido para a memória de longo prazo. A memória de trabalho é um conceito mais moderno, enfatizando a manipulação ativa de informações no STM.
*
Memória de longo prazo (LTM): Um sistema de armazenamento relativamente permanente e praticamente ilimitado. LTM está dividido em:
*
Memória explícita (declarativa): Conscientemente lembrou memórias. Isso inclui:
* Memória episódica
: Experiências e eventos pessoais.
*
memória semântica: Fatos e conhecimento geral.
*
Memória implícita (não declarativa): Memórias inconscientes que influenciam o comportamento. Isso inclui:
*
Memória processual: Habilidades e hábitos motores (por exemplo, andando de bicicleta).
*
priming: A exposição a um estímulo influencia a resposta a outra.
*
Condicionamento clássico: Aprendendo através da associação.
3. Recuperação: Este é o processo de acessar e trazer informações armazenadas de volta à consciência consciente. A recuperação pode ser influenciada por vários fatores:
*
pistas de recuperação: Estímulos que ajudam a desencadear a recuperação da informação. Estes podem ser internos (por exemplo, um sentimento ou pensamento) ou externos (por exemplo, um cheiro ou som).
*
Memória dependente do contexto: Lembrando melhor as informações no mesmo contexto em que foram aprendidas.
* Memória dependente do estado: Lembrando melhor as informações quando no mesmo estado emocional ou fisiológico que foi aprendido.
Todo o processo não é linear; Estágios diferentes podem interagir e influenciar um ao outro. Por exemplo, a maneira como as informações são codificadas pode afetar o quão bem elas são armazenadas e recuperadas. Além disso, a recuperação pode fortalecer o rastreamento da memória, facilitando a recuperação no futuro (consolidação). Por outro lado, as falhas em qualquer um desses estágios podem levar ao esquecimento.