Etapa 1:avaliar os danos - Antes de tentar qualquer recuperação, avalie a extensão do dano ao disquete. Se o disco estiver fisicamente danificado, como rachado ou arranhado, a recuperação dos dados poderá não ser possível.
- Insira o disquete no computador e verifique se há alguma mensagem de erro. Se o computador não conseguir ler o disco, pode ser necessário usar um software especializado de recuperação de dados.
Etapa 2:Use software de recuperação de dados - Existem vários programas de software de recuperação de dados disponíveis que podem ser usados para recuperar dados de um disquete. Algumas escolhas populares incluem Recuva, EaseUS Data Recovery Wizard e Disk Drill.
- Baixe e instale um programa de software de recuperação de dados.
- Uma vez instalado, inicie o software e selecione a opção "Recuperar Dados".
- No assistente de recuperação, selecione o disquete como unidade de origem.
- Faça uma varredura no disquete em busca de arquivos recuperáveis.
- Visualize e selecione os arquivos que deseja recuperar.
- Escolha um local no seu computador para salvar os arquivos recuperados.
Etapa 3:verifique os arquivos recuperados - Assim que o processo de recuperação de dados for concluído, verifique os arquivos recuperados para garantir que estejam intactos.
- Se algum arquivo estiver corrompido ou danificado, pode ser necessário usar uma ferramenta de reparo de arquivos, como Recoverit ou Stellar Data Recovery, para corrigi-lo.
Etapa 4:dicas adicionais para recuperação de dados em disquete - Se o disquete estiver fisicamente danificado, tente limpá-lo com um pano macio ou cotonete. Tenha cuidado para não tocar na superfície magnética do disco.
- Se o disquete estiver ilegível devido ao tempo ou desgaste, tente inseri-lo em um computador diferente ou usar uma unidade de disquete diferente.
- Se o software de recuperação de dados não conseguir recuperar os arquivos desejados, considere enviar o disquete para um serviço profissional de recuperação de dados.