Três áreas emergentes para podcasts são:
1.
PRODUÇÃO E APROVECIMENTO E APRESENDO DE PODO DE AI: As ferramentas estão desenvolvendo rapidamente essa alavancagem de IA para tarefas como transcrição, edição de áudio (redução de ruído, inserção musical), gerando notas de show e até criando scripts básicos ou sugerindo tópicos de episódios. Isso reduz a barreira à entrada da criação de podcast, permitindo que mais indivíduos e empresas menores produzam conteúdo de alta qualidade com menos experiência técnica.
2.
podcasts interativos e imersivos: Os podcasts estão indo além do áudio simples. Estamos vendo experimentos com narrativa interativa, onde os ouvintes fazem escolhas que afetam a narrativa. A integração com outras tecnologias como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) oferece o potencial de experiências de podcast totalmente imersivas, embaçando as linhas entre escuta e participação.
3.
nicho e conteúdo hiper específico: Embora os podcasts de interesse geral permaneçam populares, há uma tendência crescente em relação ao conteúdo altamente nicho e hiper específico. Isso atende a comunidades menores e dedicadas com interesses apaixonados, de hobbies altamente especializados a tópicos históricos obscurecidos. Esse direcionamento granular permite um engajamento mais profundo e uma comunidade mais forte, construindo interesses específicos.