Dominar um pedaço de música gravada é a última etapa essencial de processamento antes de distribuir a música on-line ou em CD. Dominar muitas vezes consiste em equalização, controle dinâmico e obter níveis de som comerciais. Um engenheiro de masterização dedicado muitas vezes tem a experiência eo equipamento necessário para grandes lançamentos comerciais, mas aqueles com um orçamento baixo pode dominar a sua música com resultados de qualidade em Pro Tools LE 7.4 . Dominando em Pro Tools
Mastering em Pro Tools pode ser realizado tanto por processamento da faixa principal antes de saltar de uma mistura ou importando um mix concluído em uma nova sessão. Para melhores resultados, misturas indomada não deve ser excessivamente comprimido, deve deixar uma boa quantidade de espaço livre , garantindo níveis de pico não excedam 6 dB , e deve ser , no mínimo, formato 24-bit/44.1-kHz .
determinar as necessidades da áudio
Cada arquivo de áudio tem diferentes pontos fortes e fracos que precisam ser tratadas adequadamente durante a fase de masterização. Overprocessing pode arruinar uma mistura, de modo a ouvir criticamente a forma como cada um processador de efeitos de áudio positiva ou negativamente. Ter um resultado final em mente e considerar a importação de uma gravação comercial semelhante em sua sessão para comparações rápidas . Isso fará com que você está no caminho certo e garantir que cada processador você adicionar está servindo a um propósito específico.
Equalização
Insira um empate no faixa principal . Para encontrar freqüências problema , criar um impulso largura de banda estreita drástica e varrer uma faixa de freqüências . Quando você ouve um freqüências desagradáveis como muddiness ou aspereza considerar cortar a freqüência por uma pequena quantia. Muitas vezes entre 0 e 3 dB será mais do que suficiente. Se o total da pista não é brilhante o suficiente ou não tem suficiente low end , use uma prateleira alta ou baixa -shelf impulso para enfatizar essas freqüências.
Dynamics Processamento
processamento Dynamics pode colar os elementos do mix juntos e permitir que a pista global para tornar-se mais alto. Insira um compressor agradável na faixa principal , antes ou depois de equalização e , em geral, definir uma relação de baixa, ataque lento e configuração de liberação rápida, e diminuir o limite para alcançar uma redução de ganho de 0 a 3 dB . Ajuste as configurações para a música em particular. Você também pode utilizar um compressor multibanda , que funciona semelhante a um compressor normal, mas age em apenas uma faixa de freqüência específica. Isto pode ser usado para " de- ess " a pista global , usando o compressor multibanda em 3 a gama 7kHz e definir o limiar para que apenas " ess " soa desencadear a compressão.
Outros Processamento
Mastering também pode incorporar o processamento largura estéreo para aumentar ou diminuir a imagem global de som. Processadores Mid- laterais são capazes de processar a informação no canal central separadamente da dos canais laterais , permitindo a compressão e equalização criativa e precisão.
Limitando
- parede de tijolos limitante é , essencialmente, um compressor de alta relação que deve ser inserido último na sua cadeia de sinal . Reduzir o limiar limita o áudio e automaticamente aumenta o nível da faixa em geral . A saída pode nunca subir acima de 0 dB e impede a faixa de recorte e distorcendo o áudio. Tenha cuidado para não atingir redução de ganho muito como todas as dinâmicas da pista pode ser destruído e que o áudio pode parecer consideravelmente pior . Em qualquer lugar de 0 a 6 dB de redução pode ajudar a dar a sua faixa de intensidade competitiva, ainda parecendo bom.
Finalização
Verifique se o seu rasto desaparece dentro e para fora se o desejar. Bounce seu faixa selecionando Bounce no menu Arquivo . Para CD libera você deve selecionar o formato 16bits/44.1kHz e não se esqueça de adicionar dither quando saltando de uma maior taxa de bits a uma taxa de bits mais baixa - o que torna o processo de conversão menos perceptível. O arquivo saltado agora podem ser gravados em um disco de áudio ou convertidos para outros formatos para distribuição online.
Geral Dicas
A qualidade da masterização depende muito da acústica de o quarto , a precisão dos monitores de estúdio e experiência. Esforçar-se para um bom equipamento , comparando os resultados para liberações comerciais e ganhar um bom entendimento de como cada processador afeta o áudio irá melhorar os resultados. Pro Tools LE 7.4 inclui todas as formas de plug-ins e processadores você terá que dominar uma pista, embora também seja possível a utilização de terceiros formato RTAS plug-ins também. Cada processador tem um som único, as preferências pessoais irão determinar qual o plug-in fabricante usar
.