Você não pode instalar um programa antivírus em um PC sem um disco rígido (ou alguma forma de armazenamento como um SSD). Aqui está o porquê:
*
O armazenamento é essencial: O software antivírus, como qualquer outro programa, precisa de um local para armazenar seus arquivos de programas, definições (informações sobre vírus) e dados de trabalho temporários. Um disco rígido, SSD ou até uma unidade USB fornece esse espaço de armazenamento.
*
Como funcionam os sistemas operacionais: O sistema operacional do seu computador (Windows, MacOS, Linux) carrega na RAM (memória temporária) de um dispositivo de armazenamento. Sem um disco rígido ou SSD, não há lugar para o sistema operacional, muito menos um antivírus, para ser instalado e executado.
alternativas para um PC sem disco Embora você não consiga instalar o antivírus em um PC sem disco, aqui estão algumas coisas a considerar:
*
inicialização de rede (PXE): Se o seu PC botas de uma rede usando PXE, o antivírus poderá ser instalado e gerenciado centralmente no servidor. Isso é comum em ambientes corporativos.
*
Sistemas operacionais ao vivo: Você pode usar um sistema operacional "ao vivo" que sai de uma unidade ou CD USB. Eles geralmente têm alguma segurança básica, mas não são tão robustos quanto um antivírus completo em uma instalação permanente.
*
Proteção baseada em nuvem: Algumas soluções de segurança operam principalmente na nuvem, digitalizando o tráfego da Internet antes de chegar ao seu PC. Embora úteis, eles não oferecem o mesmo nível de proteção do sistema de arquivos locais que um antivírus tradicional.
Nota importante: Executar um computador sem qualquer armazenamento persistente é altamente incomum para o uso diário. É essencial ter um disco rígido ou SSD para seu sistema operacional e aplicativos.