Existem cinco tipos principais de software antivírus: -
Proteção em tempo real verifica arquivos e aplicativos à medida que são baixados ou executados e bloqueia tudo o que considera malicioso. Este é o tipo mais comum de software antivírus e geralmente é incluído como parte de um pacote de segurança abrangente.
-
Detecção baseada em assinatura compara os arquivos do seu computador a um banco de dados de assinaturas de malware conhecidas, conhecidas como definições, para detectar infecções. Este tipo de software antivírus é eficaz contra ameaças de malware conhecidas, mas não consegue detectar novas ameaças que ainda não foram identificadas e catalogadas.
-
Detecção baseada em heurística usa algoritmos para identificar arquivos maliciosos com base em seu comportamento e atributos, mesmo que não correspondam a nenhuma assinatura de malware conhecida. Esse tipo de software antivírus é mais eficaz na detecção de novas ameaças, mas também pode ter maior probabilidade de sinalizar arquivos legítimos como malware.
-
Detecção baseada em comportamento monitora o comportamento de arquivos e aplicativos em seu computador e procura padrões que sejam indicativos de malware. Esse tipo de software antivírus é eficaz na detecção de novas ameaças e ataques de dia zero, mas também pode ter maior probabilidade de sinalizar arquivos legítimos como malware.
-
Detecção baseada em nuvem usa a nuvem para armazenar e atualizar as assinaturas de malware e ferramentas de análise mais recentes, para que seu software antivírus possa estar sempre atualizado com as ameaças mais recentes. O software antivírus baseado em nuvem geralmente é instalado em segundo plano e verifica seu computador em busca de malware, spyware e outras ameaças maliciosas
-
Software antivírus híbrido combina dois ou mais destes métodos de detecção para fornecer a melhor proteção possível. O software antivírus híbrido costuma ser o tipo mais eficaz de software antivírus, pois pode capturar uma gama mais ampla de ameaças de malware.