A vulnerabilidade é uma fraqueza ou falha encontrada no software e sistemas operacionais que as ameaças tentar explorar . Ameaças são arquivos ou programas maliciosos que atacam uma aplicação de vulnerabilidade ou do sistema operacional para obter acesso ao seu computador. A vulnerabilidade é, essencialmente, uma fraqueza, ou o calcanhar de Aquiles , encontrado em um programa. Ameaças vir de várias formas , dependendo do seu modo de ataque . De vírus para cavalos de Tróia, spyware e bots , ameaças evoluíram para programas sofisticados destinados a prejudicar os computadores . Vulnerabilidades
Nenhum programa ou sistema operacional é construído perfeitamente seguro a não ser que o seu computador está desconectado da Internet ou desconectado de qualquer ligação. Existem vulnerabilidades porque os computadores multitarefa e comunicar de tantas maneiras . Estas formas de comunicação e multitarefa canais abertos não apenas para aplicações legítimas , mas também para os maliciosos . Um código que permite que você baixe arquivos da Internet , se não for programado corretamente, pode permitir que outros arquivos para montar com o arquivo que você está baixando .
Patches e atualizações
Programas e sistemas operacionais como o Windows Update regularmente o seu software baixando patches para vulnerabilidades descobertas . Na verdade , a Microsoft tem o que chama de " Patch Tuesday ", onde ele libera correções para vulnerabilidades de cada segunda terça-feira do mês. Estes remendos Microsoft tratar diferentes vulnerabilidades encontradas nos processos do sistema operativo . Outros softwares têm patches e atualizações , bem como, mas pode não ser tão regular quanto a Microsoft. Sistemas operacionais Windows são alvos frequentes de ameaças , pois o Windows é usado pela maioria dos computadores no mundo.
Uma Breve História do Ameaças
ameaças originadas de vírus , as quais são estritamente falando programas que se replicam sem o seu conhecimento . Os vírus mais antigos conhecidos eram simplesmente irritante , aparecendo como um programa MS -DOS em pastas de computadores infectados , transferidos através de disquetes. Tornaram-se perigoso quando esses vírus começou a falsificar e infectar arquivos válidos . Com o advento da Internet , os vírus mais evoluiu em vermes que se espalham através de redes . Worms não só propagar -se , mas também "carregar" outros arquivos maliciosos neles , como cavalos de Tróia, que soltar arquivos maliciosos nos computadores.
Ameaças sofisticadas
Com o uso generalizado da Internet , as ameaças se tornaram mais sofisticados por sites de spoofing ( pharming ) , o envio de e-mails fraudulentos ( spam e phishing) e instalação de arquivos sem o consentimento do usuário e se escondendo de detecção ( conta-gotas e rootkits ) . Estas ameaças foram além da exploração de vulnerabilidades do sistema operacional, e em explorar as fraquezas dos usuários por meio de engenharia social.
Prevenção Threat
O primeiro passo na prevenção de ameaças é manter seu computador atualizado com os últimos patches e atualizações. Isso evita que o seu computador seja vulnerável a ataques. Um aplicativo antivírus é essencial para qualquer computador. A maioria dos programas anti -vírus são sofisticados o suficiente para detectar diferentes tipos de ameaças e pode manter seu computador seguro quando utilizar a Internet ou e-mail . O software anti- vírus tem que ser atualizado com as últimas definições de vírus diárias para proteger seu computador contra novas ameaças. Uma verificação completa semanalmente ou mensalmente Também é aconselhável para garantir que seu computador está seguro.