Autodesk Maya pode parecer opressivamente no início por causa da grande variedade de ferramentas e o desafio de aprender a navegar em um espaço de trabalho virtual tridimensional . Artistas argumentam que há uma curva de aprendizagem extremamente íngreme em Maya , mas com paciência e prática, qualquer artista pode dominá-lo. O melhor lugar para começar é com formas poligonais simples , familiarizar-se com o espaço de trabalho . Menus
criação de base de formas poligonais começa com a linha de status. Quando você marcar a caixa " Linha de Status " , um menu drop-down aparecerá com uma variedade de opções . Escolha "Modelagem ". ( . Observe que as opções de menu mudam à medida que você selecionar diferentes opções de status ) Com a opção de "Modelagem " ativo, você vai notar a opção "Criar" na barra de menu , o que é um bom momento para escolher criar - Polygon Primitives -Sphere . Arraste em qualquer janela com o botão esquerdo do mouse ou simplesmente clique rapidamente para colocar a esfera em sua cena .
Camera
Maya , você funciona como uma câmera em movimento em torno de um objeto no espaço 3-D virtual. Para mover seu ponto de vista em torno de seu objeto criado , você deve usar uma combinação de funções de teclado e mouse . Ao pressionar a tecla "Alt" e botão esquerdo do mouse , você vai ser capaz de cair a câmera ( na perspectiva apenas) como prender a escultura e transformá-lo em torno de sua mão. "Alt" e no botão do meio do mouse ativa as funções de pista e pan . Como uma câmera de filme tradicional, este irá mover lado da câmera para o outro e para cima e para baixo , respectivamente. O botão de rolagem do mouse vai zoom in e out do seu ponto de vista, embora pareça ser um pouco irregular em comparação com o "Alt" e botão direito do mouse técnica botão de zoom.
Toolbar
com uma esfera polígono colocado , agora você pode começar a aprender como os objetos se relacionam com o seu espaço virtual. Por padrão, você verá quatro janelas abertas durante a inicialização : parte superior, persp (perspectiva ), frontal e lateral . Pressione a tecla "w" , e você verá o botão de movimento travessão na barra de ferramentas no canto esquerdo da tela. O movimento manipulador aparecerá no centro do seu objeto. Se você pressionar a seta vermelha com o botão esquerdo do mouse , a esfera só irá se mover na direção de X , verde vai passar em Y, e azul em Z. Observe como esses ajustes individuais mudar a posição da sua esfera em todos os quatro painéis de vista . Quando você pressiona o centro do manipulador, agora você pode arrastar em todas as direções ao mesmo tempo , você pode ver que esta não é uma técnica muito precisa para manipular o objeto porque Maya tenta entender o resumo de todas as entradas direcionais ao mesmo tempo. É uma idéia melhor para mover uma direção de cada vez. O Rotate (key "e") e ferramenta Escala de função ( "r" key) da mesma forma . É uma boa idéia para brincar com a criação de objetos e manipulação de direção para obter uma compreensão do espaço de trabalho .
Exibir Panes
Coloque o cursor do mouse dentro de um painel de visualização e pressione a barra de espaço , o que maximiza o plano da imagem . Outra torneira irá voltar para o ponto de vista de quatro painel padrão. Se você perder seus quatro painéis , você sempre pode navegar pelos atalhos de layout , logo abaixo da barra de ferramentas à esquerda. Os botões estão claramente identificados quanto a sua função, e como todos os botões no Maya , se você passar o cursor sobre o botão que deseja utilizar , a descrição de sua função aparecerá.