A azitromicina, vendida sob a marca Tab Azithral 500, entre outros, é um medicamento usado para tratar uma série de infecções bacterianas. Isso inclui infecções do ouvido médio, infecções na garganta, pneumonia e diarreia do viajante. Também pode ser usado para prevenir infecções em pessoas que tiveram contato próximo com alguém com doença meningocócica. A azitromicina também é usada para infecções sexualmente transmissíveis (IST), como clamídia e gonorréia. É tomado por via oral.
Os efeitos colaterais comuns da azitromicina incluem diarréia, náusea, vômito e dor abdominal. Também pode causar prolongamento do intervalo QT, um distúrbio do ritmo cardíaco. Isso raramente pode resultar em torsades de pointes, um tipo potencialmente fatal de taquicardia ventricular. A azitromicina não é recomendada para pessoas com histórico de prolongamento do intervalo QT ou com níveis baixos de potássio ou magnésio no sangue. Deve ser usado com cautela em pessoas com doença hepática ou renal. A azitromicina também não é recomendada para uso em combinação com certos medicamentos que também podem prolongar o intervalo QT, incluindo cisaprida, dofetilida, eritromicina e moxifloxacina.
A azitromicina é um antibiótico macrólido que atua interferindo na síntese de proteínas e ácidos nucléicos nas bactérias. Ele faz isso ligando-se à subunidade 50S do ribossomo bacteriano. Isso evita o alongamento da cadeia peptídica durante a síntese protéica e a transcrição de DNA e RNA.