O Windows Explorer (agora chamado File Explorer em versões mais recentes do Windows) é um aplicativo de gerenciador de arquivos. Seu objetivo é permitir que os usuários:
*
Navegue e gerencie arquivos e pastas: Isso inclui visualizar, criar, excluir, renomear, mover e copiar arquivos e pastas.
*
Organize arquivos: Os usuários podem criar novas pastas, mover arquivos para estruturas organizadas e usar a funcionalidade de pesquisa para localizar rapidamente arquivos específicos.
*
Access unidades e locais de rede: Ele fornece uma interface unificada para acessar unidades locais (discos rígidos, SSDs, etc.), compartilhamentos de rede e dispositivos de armazenamento externo.
*
Configurações do sistema de controle (parcialmente): Embora não seja sua função principal, o acesso a certas pastas do sistema através do Explorer pode permitir algumas alterações na configuração do sistema.
*
executar ações nos arquivos: Clique com o botão direito do mouse em arquivos e pastas permite o acesso a um menu de contexto, fornecendo várias ações como abertura, impressão, compartilhamento e muito mais, dependendo do tipo de arquivo.
Em resumo, o Windows Explorer fornece a interface principal para interagir com o sistema de arquivos no Windows.