Na maioria dos casos , os clusters perdidos não são nada mais do que um aborrecimento . Corrigi-los é um processo relativamente simples , embora possa parecer assustador . O ponto mais importante que uma varredura completa pode levar um tempo muito longo em um grande disco rígido. Instruções
Utilizando CHKDSK para corrigir seus problemas de disco rígido
1
entender o seu problema . Em um sistema de arquivos baseado em Windows, um cluster é um bloco de espaço de armazenamento que não está listado como livre , mas não é atribuído a qualquer arquivo , qualquer um. Em outras palavras, o sistema de arquivos tem marcado o cluster para não ser substituído , mas não sei por quê. Isso não indica necessariamente algum problema com o próprio disco rígido . Normalmente, clusters perdidos ou ruins são o resultado de rescisões indevidas de programas , como aqueles devido à perda de energia ou desligar um computador sem fechar os aplicativos em primeiro lugar.
2
Abra um prompt de comando ou prompt do DOS. Dependendo de qual versão do Windows você está usando, existem várias maneiras para executar o utilitário CHKDSK . O método que funciona na maioria das versões é executá-lo através da linha de comando.
3
Digite " chkdsk /r" na sua janela de prompt de comando. Isso informa ao computador para executar o utilitário CHKDSK e para reparar todos os erros que encontrar . O seu pode precisar reiniciar o seu computador para executar o utilitário chkdsk .
4
Aguarde até que o utilitário para terminar. A menos que você começar a ver os erros na tela imediatamente , provavelmente é no seu melhor interesse para ir fazer outra coisa enquanto o computador verifica a unidade . O processo pode levar horas, então não há necessidade de se sentar e olhar para a tela .
5
Reiniciar. Depois que o utilitário terminar, reinicie o seu sistema para iniciar o sistema operacional normalmente. Seus clusters perdidos serão salvos como arquivos nomeados com a convenção: . Dados do arquivo # # # # chkThe nesses arquivos é geralmente inútil. No entanto, você pode ser capaz de analisar os arquivos e recuperar alguns dados se é crítica.