CHKDSK é um comando no Microsoft Windows que fornece informações sobre a integridade dos sistemas de arquivos para discos rígidos e disquetes. O programa também tem a capacidade de corrigir certos erros lógicos em sistemas de arquivo e recuperação de bits de dados que ainda podem ser lidos . Embora geralmente não é recomendado que você cancelar o processo , não deixa de ser possível fazê-lo . Instruções
1
Abra a caixa de diálogo Executar. Selecione o menu Iniciar no canto inferior esquerdo do Windows e selecione a opção Executar. Isso geralmente é a segunda opção a partir da parte inferior , logo acima Desligar.
2 Tipo
"cmd" ( sem as aspas ) na caixa de diálogo Executar aberto e pressione Enter. Em seguida , digite " fsutil dirty query e: " (novamente sem as aspas) para o programa que aparece na sua tela. Se a mensagem que volta não mostra que o disco em questão é sujo, reinicie o seu computador e CHKDSK não deve mais correr. Se a mensagem sugere que o disco está sujo , continue para a próxima etapa.
3
Execute um comando adicional . Se a etapa anterior rendeu a presença de um disco sujo , digite " chkdsk e: /f /x" (menos as aspas ) para o programa na tela. Depois que o comando termina a execução , digite " fsutil dirty query e: " novamente. A mensagem que vem de volta já não deve mostrar a presença de um disco sujo. Reinicie o computador e CHKDSK não deve mais correr.