A maioria dos programas e informações em computadores pessoais são armazenadas no disco rígido . A perda de dados é um problema que a maioria dos usuários irá enfrentar em algum momento devido a uma falha de disco rígido. A Microsoft fornece um programa utilitário , "chkdsk ", para diagnosticar e corrigir problemas comuns que ocorrem com os discos rígidos . Este utilitário também pode indicar quando uma falha no disco rígido é iminente. A MFT arquivo de sistema ( Master File Table ) rastreia as informações armazenadas , o tamanho do arquivo e sua localização. A corrupção deste arquivo causa instabilidade no sistema de arquivos e corre o risco de perda de dados. Erros Tamanho MFT Arquivo
A MFT é um arquivo de sistema presente em cada disco de armazenamento que funciona como um banco de dados de todos os arquivos e pastas presentes na mídia de armazenamento . O arquivo contém uma entrada para cada arquivo individual e pasta e indica como o sistema operacional é lidar com o arquivo ou diretório . A MFT contém informações ou a localização de informações que define o tamanho, tipo , data de criação e tempo, data da última modificação e tempo e autor do arquivo ou diretório.
Colocação de arquivos e pastas em os aumentos de mídia de armazenamento o tamanho da MFT e gera um segmento de registro de arquivo (FRS) na MFT . À medida que o número de ficheiros cresce , o tamanho da MFT aumenta . Quando você apaga arquivos no sistema , o FRS marca o espaço como sendo livre, mas não registra a quantidade de espaço livre e, portanto, não reduz o tamanho da MFT . Este erro reduz o espaço em disco disponível na mídia . Apenas software de terceiros realmente remove os FRS do MFT e recupera o espaço não utilizado no MFT .
Chkdsk Problemas
O utilitário chkdsk disponível com examina os sistemas operacionais da Microsoft a estrutura física da unidade e verifica se há problemas com setores defeituosos, arquivos com referência cruzada , clusters perdidos e erros de diretório . Falhas de energia e falhas do sistema na maioria das vezes causam esses problemas. Mover ou rangendo seu computador às vezes pode danificar o disco rígido . Danos ao disco rígido que faz com que um erro pode se propagar por todo o disco e criar uma avalanche de problemas de disco . O uso regular de chkdsk para monitorar o disco rígido garante o bom funcionamento do sistema e menos falhas irrecuperáveis de disco rígido. Uma vantagem do monitoramento de rotina que chkdsk fornece é de alerta de falha no disco rígido .
Uma opção no chkdsk permite que o utilitário para corrigir ou corrigir quaisquer erros encontrados durante a operação . A primeira operação de chkdsk é examinar a MFT para a consistência interna do espaço usado por cada arquivo e pasta no disco. A próxima operação garante que cada arquivo e pasta presente no disco tem uma referência na MFT e verifica a existência de referências circulares . Chkdsk não pode avaliar os arquivos e pastas em uso ou bloqueado .
Prevenção de Defrag Utility
Ao utilizar chkdsk para corrigir quaisquer problemas de arquivos que ocorreram em sua volume de armazenamento , o utilitário de desfragmentação é muitas vezes correr para certificar-se de que o volume opera de forma eficiente. Se houve um problema com o volume que você necessário para executar o chkdsk , o volume tem o bit , um único bit na MFT , definido para indicar o sistema operacional deve executar chkdsk ao iniciar o sistema. O pouco sujo especifica que há um problema com o sistema de arquivos no disco. Depois de executar o chkdsk , o bit será apagada se o volume está livre de erros ou, se foram encontrados erros , ele não consegue repor . O resultado desse processo é que os horários do sistema operacional para executar chkdsk novamente quando o computador é reiniciado . Isto continua a ocorrer até o bit limpa na unidade. Enquanto o bit é definido, o computador não vai permitir que o utilitário de desfragmentação para executar e será executado chkdsk cada vez que seu sistema é inicializado . Correndo chkdsk com a opção f /selecionada pode causar perda de dados se o sistema de arquivos está corrompido. Os dados podem ser recuperados depois de corrigir problemas no disco , examinando os arquivos salvos no diretório raiz do volume indicado como " fileXXXX.chk . "