Na programação, a instrução `default` é normalmente usada em uma instrução `switch` para especificar o código a ser executado se nenhuma das instruções `case` for correspondida. A instrução `default` aparece no final da instrução `switch` e não possui uma condição específica associada a ela.
Sintaxe: ```
mudar(expressão) {
valor do caso 1:
//Código para executar
quebrar;
valor do caso2:
//Código para executar
quebrar;
...
padrão:
//Código a ser executado se nenhum dos casos corresponder
quebrar;
}
```
Quando a expressão `switch` é avaliada, ela é comparada com os valores em cada instrução `case`. Se a expressão corresponder a um valor em uma instrução case, o código dessa instrução case será executado. Se nenhuma das instruções case corresponder à expressão, o código na instrução padrão será executado.
Exemplo: Considere o seguinte trecho de código:
```c++
número interno =5;
mudar (número) {
caso 1:
cout <<"O número é 1." <
quebrar;
caso 2:
cout <<"O número é 2." < quebrar;
caso 3:
cout <<"O número é 3." < quebrar;
padrão:
cout <<"O número não é 1, 2 ou 3." < quebrar;
}
```
Neste exemplo, a expressão `switch` avalia o valor da variável `number` (que é 5) e compara-o com os valores nas instruções case. Como nenhuma das instruções case corresponde ao valor de `number`, o código na instrução `default` é executado e a mensagem "O número não é 1, 2 ou 3." é impresso no console.
A instrução default é uma parte opcional de uma instrução switch, mas é útil para lidar com situações em que nenhum dos valores de case corresponde, garantindo que haja um caso genérico para quaisquer cenários imprevistos.