Ubuntu é uma distribuição Linux baseada em Debian e sistema operacional (SO) de código aberto. Foi originalmente desenvolvido por Mark Shuttleworth em 2004 dentro da Canonical Ltd. A Ubuntu Foundation é uma instituição de caridade registrada com sede no Reino Unido e uma empresa limitada por garantia para promover o desenvolvimento do Ubuntu.
Inicialmente projetado para ser fácil de instalar e usar, o Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares. O nome "Ubuntu" origina-se das línguas Nguni e Bantu do Sul da África e se traduz como "humanidade para com os outros" ou "Eu sou porque nós somos". Ubuntu enfatiza a colaboração e o envolvimento da comunidade para criar um sistema operacional gratuito e ético.
Seu desenvolvimento segue um modelo de governança aberto baseado no sistema de controle de versão Bazaar e ferramentas de colaboração. Novos lançamentos do Ubuntu ocorrem todo mês de abril e outubro, com as versões Long Term Support (LTS) ganhando atenção significativa ao manter o suporte por cinco anos. O Ubuntu atraiu atenção e reconhecimento da mídia em todo o mundo.