Instalando o Conda Para instalar o Conda e o Miniconda, siga estas etapas:
1. Baixe a versão mais recente do Miniconda no site oficial.
```bash
wget https://repo.continuum.io/miniconda/Miniconda3-latest-Linux-x86_64.sh
```
2. Verifique a integridade do arquivo baixado comparando a soma de verificação SHA256 fornecida no site com a soma de verificação do arquivo em seu sistema.
```bash
sha256sum Miniconda3-latest-Linux-x86_64.sh
```
3. Execute o script baixado para instalar o Miniconda. Certifique-se de ler atentamente e compreender as informações exibidas durante o processo de instalação.
```bash
bash Miniconda3-latest-Linux-x86_64.sh
```
4. Siga as instruções na tela para concluir a instalação. Escolha o diretório de instalação padrão ou especifique seu local preferido.
Observação: Por padrão, o Miniconda é instalado no diretório `~/miniconda3`.
5. Assim que a instalação for concluída, verifique a configuração correta abrindo uma nova janela de terminal e verificando a versão do Conda.
```bash
conda --versão
```
6. Por fim, adicione os executáveis Conda ao caminho do sistema para torná-los acessíveis a partir de qualquer diretório do terminal. Para fazer isso, execute o seguinte comando:
```bash
exportar PATH=~/miniconda3/bin:$PATH
```
Certifique-se de substituir `~/miniconda3` pelo caminho real para a instalação do Miniconda se você escolheu um diretório diferente durante a instalação.
Seguindo essas etapas, você terá instalado o Miniconda com sucesso em seu sistema Ubuntu 20.04 e agora poderá começar a usá-lo para gerenciamento de ambiente e instalação de pacotes.