Ubuntu Linux é uma alternativa viável para o Windows , eo sistema operacional livre é construído para facilidade de uso . Mas, enquanto o projeto gráfico torna atraente para o usuário do Windows , o Ubuntu pode ser pesado em recursos do sistema. A maioria das distribuições Linux gerenciar o uso da CPU bem, mas o Ubuntu pode ser tão pesado quanto o Windows em um computador. GNOME
Embora customizáveis, GNOME interface gráfica do Ubuntu pode colocar uma pressão sobre os recursos do sistema . Cada recurso especial ativado coloca ainda mais pressão sobre o sistema . Kubuntu , que usa KDE em vez do GNOME, é igualmente pesado no sistema.
Xorg
Xorg lida com os gráficos para o Ubuntu e outras versões de Linux , mas as atualizações desde 2006 tem sido um dreno real sobre o uso da CPU . Alguns programas, incluindo o Firefox, pode desencadear maciço uso de CPU por meio de Xorg , como fazem alguns motoristas .
Software
Software empacotado em Ubuntu está também selecionado para a sua facilidade de uso e boa aparência ao invés de peso leve ou eficiência. Open Office ou AbiWord leva muitos mais ciclos de CPU para fazer as mesmas coisas que podem ser feitas em um editor de texto simples.
Multitasking
Linux se presta bem a multitarefa, e até mesmo os mais leves interfaces gráficas de usuário permitem que você tenha vários desktops virtuais em execução. Mas cada um desktop usa recursos do sistema, e é fácil esquecer-se sobre os processos em execução em desktops escondidos .