Não há programa oficial de desfragmentar o sistema Ubuntu, porque os sistemas Linux por grandes e não ter problemas com a fragmentação da mesma forma que o Windows faz. Isso ocorre porque o Linux utiliza um sistema de arquivos drasticamente diferente do que o Windows e grava arquivos de forma diferente no disco. Fragmentação em Linux
Quando você cria um arquivo no Windows , ele armazena -la no primeiro slot disponível no disco . Em um dos artigos mais conhecidos sobre o tema da desfragmentação no Linux , a tecnologia blogger Dominic Humphries usa o exemplo de um arquivo de texto com uma única linha nele. Quando você cria um segundo arquivo de texto, ele será armazenado no final do primeiro arquivo no disco rígido . Isto é perfeitamente funcional até que você precisa adicionar ao primeiro arquivo de texto. Esse arquivo está fragmentado , com as novas adições localizadas no final do segundo arquivo no disco rígido . Sistemas de arquivos Linux em vez colocar os arquivos de forma aleatória no disco rígido , de modo que quando você expandir um arquivo há espaço livre para fazê-lo.
Quando você precisa de desfragmentar
é improvável que o , computador de um usuário casual jamais vai se deparar com um problema com a fragmentação. Desde que você tenha espaço suficiente no disco rígido e não encha o seu disco rígido até a borda , você pode rodar um sistema Linux por anos sem nunca encontrar a necessidade de desfragmentar .
Quando você faz precisa Desfragmentar
Quando o seu disco rígido ou partição é mais do que 90 por cento completo, você pode precisar de considerar a limpeza de arquivos desnecessários e desfragmentar sua partição . O problema é que no momento em que um disco rígido é que o pleno , a desfragmentação leva mais tempo e é mais difícil de realizar. O maior problema com a fragmentação é com os usuários que lidam com uma grande quantidade de peer- to-peer de downloads , especialmente na forma de torrenting . Esta constantemente cria e exclui arquivos, o que pode resultar em uma grande quantidade de fragmentação.
Verificando Fragmentação
Reinicie o computador usando o disco de instalação e entrar no modo Live CD . Isso permite que você execute o aplicativo Terminal sem montar o seu disco rígido. Abra uma nova janela do terminal e digite " fsck - NVF /dev/hda1 ", onde " hda1 " representa o rótulo do dispositivo para o seu disco rígido ou partição . Se não tiver certeza da sua etiqueta , digite " ls dev" e procure por qualquer um " hda " ou " sda ". Se você tiver várias unidades de disco rígido , você poderá ver a segunda unidade como " sdb ", e várias partições terão números , ou seja, " sda1 ". Se o seu disco é particionado, " sda" refere-se a todo o disco rígido . Procure por "arquivos não contíguos " na saída , que irá mostrar-lhe quantos arquivos são fragmentados e que porcentagem de sua partição que isso implica.