Para instalar o Ubuntu em um iMac G5, siga estas etapas: Etapa 1:Faça backup dos seus dados. Você deve sempre fazer backup dos seus dados antes de instalar um novo sistema operacional. Isso pode ser feito usando o Time Machine, um disco rígido externo ou outro método de sua escolha.
Etapa 2:Baixe o Ubuntu 20.04 LTS. Acesse o site do Ubuntu e baixe a versão mais recente do Ubuntu Desktop (atualmente 20.04 LTS). Selecione a versão de 64 bits.
Etapa 3:Crie uma unidade USB inicializável. Você precisará de uma unidade USB com pelo menos 2 GB de armazenamento para criar uma unidade USB inicializável.
No macOS: 1. Insira a unidade USB em seu Mac.
2. Abra o Utilitário de Disco (localizado na pasta Utilitários em Aplicativos).
3. Selecione a unidade USB na barra lateral e clique na guia “Apagar”.
4. Digite um nome para a unidade USB, selecione “Mac OS Extended (Journaled)” como formato e clique em “Apagar”.
Para criar uma unidade USB inicializável usando o Terminal: 1. Abra o Terminal (localizado na pasta Utilitários em Aplicativos).
2. Digite o seguinte comando e pressione Enter:
sudo dd if=/caminho/para/ubuntu.iso of=/dev/rdiskX
Substitua /path/to/ubuntu.iso pelo caminho real para o arquivo ISO do Ubuntu que você baixou na Etapa 2. Além disso, substitua /dev/rdiskX pelo caminho real para a unidade USB (por exemplo, /dev/disk1).
Etapa 4:inicialize seu Mac a partir da unidade USB. 1. Insira a unidade USB em seu Mac.
2. Ligue o seu Mac enquanto mantém pressionada a tecla Opção.
3. Selecione a opção "Boot from EFI Boot".
Etapa 5:Instale o Ubuntu. 1. Assim que o seu Mac inicializar a partir da unidade USB, você verá o assistente de instalação do Ubuntu.
2. Siga as instruções na tela para instalar o Ubuntu.
Etapa 6:reinicie o Mac. Assim que a instalação for concluída, reinicie o seu Mac. Agora você deve conseguir inicializar no Ubuntu.
Observação: Se você tiver um Mac com chip M1, precisará seguir instruções diferentes para instalar o Ubuntu, pois o chip M1 usa uma arquitetura diferente dos Macs baseados em Intel.