Não há uma lista universalmente acordada de apenas três * sistemas operacionais básicos, pois o campo é diverso e em constante evolução. No entanto, podemos identificar três principais categorias * ou * tipos * de sistemas operacionais que representam uma parte significativa do mercado e influenciaram muitos outros:
1. Sistemas operacionais em lote: Estes estavam entre os primeiros sistemas operacionais. Eles processaram trabalhos em lotes sem interação direta do usuário. Pense em enviar uma pilha de cartões perfurados e receber a saída posteriormente. Embora não seja amplamente utilizado em sua forma original hoje, os conceitos por trás do processamento em lote ainda são relevantes em alguns contextos.
2.
Sistemas operacionais de compartilhamento de tempo: Isso permite que vários usuários interajam com o computador simultaneamente. O sistema operacional muda rapidamente entre os usuários, dando a ilusão de cada um com seu próprio sistema dedicado. Esta é a base para a maioria dos sistemas operacionais de desktop e servidor modernos. Os exemplos incluem sistemas semelhantes ao UNIX (Linux, MacOS) e muitos sistemas de mainframe mais antigos.
3.
Sistemas operacionais em tempo real (RTOs): Eles são projetados para aplicações que exigem respostas imediatas aos eventos, geralmente com restrições de tempo muito rigorosas. Eles são comuns em sistemas incorporados, como os encontrados em automóveis, sistemas de controle industrial e dispositivos médicos. Eles priorizam o comportamento determinístico em relação a outras coisas, como maximizar a conveniência do usuário.
É importante observar que muitos sistemas operacionais modernos misturam elementos dessas categorias. Por exemplo, um sistema operacional moderno da área de trabalho incorpora aspectos do compartilhamento de tempo e geralmente usa o processamento em lote para tarefas de fundo.