O compartilhamento de arquivos entre Linux e Windows envolve estabelecer uma conexão de rede e configurar o compartilhamento de arquivos nos sistemas operacionais. Aqui está um guia geral sobre como conseguir isso:
1. Configuração de conexão de rede: - Certifique-se de que seus computadores Linux e Windows estejam conectados à mesma rede local (LAN). Isso pode ser feito através de uma conexão de cabo Ethernet ou de uma rede sem fio.
2. Compartilhe arquivos no Linux: - Abra o Gerenciador de Arquivos no seu computador Linux (por exemplo, Nautilus, Nemo ou Dolphin).
- Navegue até a pasta ou arquivo que deseja compartilhar com o Windows.
- Clique com o botão direito na pasta ou arquivo e selecione Propriedades ou “Opções de compartilhamento” (dependendo do seu gerenciador de arquivos).
- Habilite o compartilhamento de arquivos marcando as opções apropriadas, como “Compartilhar esta pasta” ou “Permitir que outras pessoas acessem esta pasta”.
- Defina permissões apropriadas para a pasta ou arquivo compartilhado, como acesso somente leitura ou leitura e gravação.
3. Acesse arquivos compartilhados no Windows: - Abra o Explorador de Arquivos no Windows.
- Na barra de endereço, digite o endereço de rede do computador Linux. O endereço de rede geralmente está no formato \\ip_address ou \\computer_name.
- Se as credenciais forem solicitadas, digite o nome de usuário e a senha da conta de usuário que você criou ao configurar o compartilhamento de arquivos no Linux.
4. Configure o compartilhamento SMB (se necessário): - Em alguns casos, o Linux e o Windows podem não conseguir se comunicar diretamente entre si usando os protocolos padrão de compartilhamento de arquivos. Para este cenário, pode ser necessário instalar e configurar o Samba no seu sistema Linux para ativar o compartilhamento de arquivos SMB.
5. Mapear unidade de rede (Windows): - No Windows File Explorer, selecione “Este PC” ou “Computador”.
- Clique no botão "Mapear unidade de rede" na faixa de opções.
- Siga as instruções do assistente. Digite o endereço de rede da pasta compartilhada e o nome de usuário e senha do seu usuário Linux.
- Escolha uma letra de unidade para a unidade de rede mapeada.
Depois de concluir essas etapas, você poderá acessar os arquivos compartilhados entre seus computadores Linux e Windows usando a unidade de rede mapeada no Windows.