No Linux, as permissões de arquivo controlam quem pode acessar um arquivo e de que maneira. Eles são configurados para garantir a segurança e a integridade do sistema e impedir o acesso não autorizado aos arquivos.
Existem três tipos principais de permissões de arquivo no Linux:
1.
Permissões do usuário :essas permissões determinam o nível de acesso que o proprietário do arquivo tem sobre o arquivo. Eles são representados pelo primeiro caractere na sequência de permissões de arquivo.
um.
r (Permissão de leitura):Permite ao usuário ler o conteúdo do arquivo.
b.
o (Permissão de gravação):Permite ao usuário editar ou modificar o conteúdo do arquivo.
c.
x (Permissão de execução):Permite ao usuário executar ou executar o arquivo se for um arquivo executável.
2.
Permissões de grupo :essas permissões controlam o nível de acesso de um grupo específico de usuários. O grupo é definido pelo proprietário do arquivo e pode ser modificado ou alterado. Eles são representados pelo segundo caractere na sequência de permissões de arquivo e usam as mesmas permissões “rwx” que as permissões de usuário.
3.
Outras permissões :essas permissões determinam o nível de acesso que todos os outros usuários, que não são os proprietários do arquivo nem estão no grupo definido, têm sobre o arquivo. Eles são representados pelo terceiro caractere na sequência de permissões de arquivo e seguem o mesmo modelo de permissões “rwx”.
Exemplos:
- `-rwxrwxr-x`:Indica que o proprietário do arquivo possui permissões de leitura, gravação e execução, o grupo possui permissões de leitura e gravação e todos os outros usuários possuem permissões de leitura e execução.
- `-rw-r--r--`:O proprietário possui permissões de leitura e gravação, o grupo possui somente permissões de leitura e todos os outros usuários possuem somente permissões de leitura.
- `drwx-----`:Este é um diretório e o proprietário tem permissões de leitura, gravação e execução, enquanto todos os outros usuários não têm permissões.
As permissões de arquivo podem ser modificadas usando o comando `chmod`, que permite adicionar ou remover permissões para usuários, grupos ou todos os usuários específicos. Eles desempenham um papel crucial na manutenção da segurança e confidencialidade dos dados em um sistema Linux.