A clonagem de um disco rígido é uma boa maneira de criar uma "imagem " ou instantâneo de seu sistema operacional atual como um back -up. Também é útil se você deseja transferir o conteúdo de seu computador exatamente como ele é , com todas as suas preferências , a partir de um drive antigo para um novo one.Linux pode fazer isso com "dd " e " ddrescue ", dois utilitários gratuitos . Gddrescue é mais novo , mais rápido, mais fácil de usar e é recomendado para a maioria dos usuários . Dd é um programa poderoso e flexível, mas lento e complicado , e é recomendado apenas para resolver problemas específicos gddrescue não pode manipular. Coisas que você precisa
Dois discos rígidos
Live CD Linux , como o Ubuntu ou Knoppix Viva
Show Mais instruções
Preparação
1
Faça backup de todos seus dados importantes , no caso de algo der errado
2
Retire todos os dispositivos de armazenamento - . incluindo discos externos , cartões de memória , câmeras e cartões de memória - além da unidade que você deseja clonar e unidade de destino onde você deseja armazenar a imagem clonada.
3
Arranque o seu computador a partir do Linux live CD .
4
Saiba o esquema de nomenclatura para as unidades do seu computador por a abertura de uma janela de terminal Linux e digitando o seguinte comando: sudo
fdisk-l
5
Tome nota (e de preferência anote ) as informações na coluna "Device" . Ele irá incluir uma lista de um ou mais itens nomeados /dev/sda1 , /dev/sda2 , /dev /sdb , e assim por diante. As letras ( sda , sdb ) indicam discos rígidos separados . Os números ( sda1, sda2 ) indicam partições separadas dentro de cada unidade.
Clone com gddrescue
6
Usando as informações obtidas a partir da etapa anterior, determinar qual é o seu unidade de origem (o que você está a clonagem a partir de ) e sua unidade de destino (o que você está clonando a ) .
Algumas pistas incluem o tamanho das respectivas unidades e as suas partições. Por exemplo: Você está tentando clonar uma unidade de fonte de 60 gigabytes em uma unidade de destino de 120 gigabytes. Se a etapa anterior diz que /dev /sda tem uma capacidade de 60 gigabytes e /dev /sdb tem uma capacidade de 120 GB, você pode usar seus respectivos tamanhos de dizer qual é qual. Outro exemplo : você está copiando uma unidade de origem de três partição em uma unidade de destino em branco. Você vê quatro linhas rotuladas : /dev/sda1 , /dev/sda2 , /dev/sda3 e /dev /sdb . Ao lado deles são números que correspondem a cada uma de suas partições e um campo em branco ao lado de /dev /sdb . Você pode concluir que sda é a sua unidade de origem e sdb é a unidade de destino.
7
Ativar todos os repositórios , se você estiver usando um CD ao vivo Ubuntu abrindo o programa Fonte Software, localizado em " Sistema" e "Administração" no topo deskbar , em seguida, clicando nas caixas de seleção para o ( universo ) e ( multiverso ) repositórios .
8
abrir um terminal , localizado em "Aplicativos" e " Acessórios", depois baixar gddrescue digitando ou copiar -colar o seguinte comando : sudo apt- get install gddrescue
9 Tipo
no seguinte comando, substituindo -fonte com o nome da sua unidade de origem e destino com o nome de seu unidade de destino : ddrescue -v /dev /SOURCE /dev /dESTINO
Clone sudo com Dd
10
Usando as informações obtidas a partir da etapa anterior, determinar qual é sua unidade de origem (o que você está a clonagem a partir de ) e sua unidade de destino (o que você está clonando a ) .
Algumas pistas incluem o tamanho das respectivas unidades e as suas partições. Por exemplo: Você está tentando clonar uma unidade de fonte de 60 gigabytes em uma unidade de destino de 120 gigabytes. Se a etapa anterior diz que /dev /sda tem uma capacidade de 60 gigabytes e /dev /sdb tem uma capacidade de 120 GB, você pode usar seus respectivos tamanhos de dizer qual é qual. Outro exemplo : você está copiando uma unidade de origem de três partição em uma unidade de destino em branco. Você vê quatro linhas rotuladas : /dev/sda1 , /dev/sda2 , /dev/sda3 e /dev /sdb . Ao lado deles são números que correspondem a cada uma de suas partições e um campo em branco ao lado de /dev /sdb . Você pode concluir que sda é sua unidade de origem e sdb é a unidade de destino.
11
Abra uma janela de terminal.
12
Digite o seguinte comando, substituindo FONTE com o nome da unidade de origem e destino com o nome da sua unidade de destino : dd bs = 4k if = /dev /FONTE of = /dev /dESTINO conv = noerror , sincronização
Para clonar apenas uma partição do unidade de origem , especifique a partição (por exemplo, /dev/sda1 ou /dev/sda2 ) . Para clonar o disco inteiro , especifique apenas o nome da unidade , sem número da partição (por exemplo, /dev /sda ) .
13
Espere . A clonagem de um grande disco usando dd pode levar horas e, de acordo com alguns relatos, ainda mais do que um dia.