O sistema operacional Linux é extremamente flexível no que ele pode ser usado e quais aplicativos estão instalados . Esta flexibilidade permite que o usuário executar o sistema em hardware mínima, incluindo a memória . Pode ser executado em menos de 32 megabytes de memória RAM para um sistema em rede, baseado em texto multi- usuário. Encontrar Requisitos Mínimos
Cada distribuição Linux tem um requisito mínimo de memória diferente. Os requisitos são publicadas no site e documentação da distribuição. Antes de baixar e instalar uma distribuição , leia a documentação e comparar o seu hardware com o que é recomendado
interfaces baseadas em texto
Um sistema . Baseada em texto, por definição, tem sem interface gráfica . Todas as operações são realizadas a partir do console (ou janela de terminal). Por causa da falta de GUI , os requisitos mínimos de memória são extremamente baixo . Você pode instalar o Slackware Linux com apenas 32 megabytes , enquanto o Gentoo pode ser instalado com 64 megabytes.
Leves Distribuições
algumas distribuições Linux que são projetados para funcionar com uma interface gráfica com uma pegada muito pequena . Essas distribuições precisa de um pouco mais memória RAM para ser executado, mas não muito. Puppy Linux é uma tal distribuição , exigindo apenas 256 megabytes de memória RAM.
Principais distribuições
As principais distribuições como o Fedora , Ubuntu e Mandriva exigem memória significativamente maior devido à sua maior número de aplicações e ambientes de desktop padrão . Para executar essas distribuições com a configuração padrão, você precisa de pelo menos 512 megabytes para 1 gigabyte de memória RAM.
Personalizando Distribuições
Você pode instalar as distribuições maiores com menor que a memória recomendada, se você personalizar quais aplicativos estão instalados . Por exemplo , um ambiente desktop Xfce exigem menos memória do que o GNOME ou KDE.