Em um sistema operacional Unix ou Linux, umask é uma variável ambiental que define a permissão de arquivo para todos os arquivos e diretórios. A variável umask funciona como uma máscara, e subtrai as permissões que você não quer os arquivos e diretórios de ter de as permissões padrão . As permissões padrão são 666 ( leitura e escrita para todos os usuários ) para arquivos e 777 (leitura, gravação, execução para todos os usuários ) para diretórios. Uma vez que os valores padrão são inerentemente inseguro , a variável umask é usado para criar um ambiente mais seguro . Coisas que você precisa
sistema operacional Unix ou Linux
Show Mais instruções
1
Abra uma janela de terminal . A janela de terminal será encontrado no menu principal "Aplicação" do sistema operacional , por baixo de " Ferramentas do Sistema " ou " utilitários" . Você será presenteado com um prompt de comando, onde você digite os seguintes comandos .
2
Digite o comando " umask " para determinar o valor umask . O valor umask será geralmente em torno de " 022 ".
3
Subtrair o valor umask de "666" para arquivos e " 777" para diretórios. Por exemplo : 666-022 = 644777-022 = 755
4
Determinar as permissões de arquivo a partir dos valores resultantes. Os valores são baseados no código octal para permissões que são "4" para permissões de leitura , "2" para permissões de gravação e "1" para executar permissões . O valor " 644 " para arquivos dá ao proprietário do arquivo de permissões de leitura e de escrita , enquanto o grupo e os outros apenas ter permissões de leitura . O valor 755 dá ao proprietário do diretório de leitura , escrever e executar permissões , enquanto o grupo e outros têm apenas ler e executar permissões .
5 Tipo
"Exit " para fechar a sessão de terminal.