Sistemas  
 
Conhecimento computador >> Sistemas >> Linux >> 
Como a memória do Linux é usado por um processo
? Determinar a quantidade de memória usada por um processo de execução em uma plataforma Linux é uma proposição complicada. Os valores para o uso de memória relatado pelo sistema operacional são imprecisos . Ao usar os utilitários embutidas fornecidas com o Linux , é importante entender as estatísticas de uso de memória e como eles são calculados. Como é que um processo de uso da memória?

Quando um processo é iniciado , o sistema operacional aloca a quantidade de memória que o processo requer para ser executado. Cada processo tem quatro segmentos de memória para o código executável e dados. O segmento de "código" contém as instruções executáveis. O segmento de "dados" contém variáveis ​​estáticas e globais. A " pilha " contém variáveis ​​locais. A " pilha " contém objetos alocados dinamicamente. Os processos podem usar bibliotecas compartilhadas. Bibliotecas compartilhadas só são carregados na memória uma vez, e todos os processos que utilizam uma biblioteca compartilhada especial vai usar essa cópia .
O que a memória faz Estatísticas Relatório Linux?

Memória virtual é o montante total do espaço de endereço reservado pelo sistema operacional para o processo para o seu código , dados e pilha. O tamanho da memória virtual relatado pelo Linux inclui todo o código , dados e espaço de pilha reservado para uso por um processo, em memória física e espaço de swap. Este valor inclui o espaço utilizado por todas as bibliotecas compartilhadas usadas pelo processo. A implicação disso é que as bibliotecas compartilhadas contar na íntegra para o tamanho de um determinado processo.

O tamanho da memória residente de um processo relatado pelo Linux inclui apenas a quantidade de memória física do processo e as bibliotecas compartilhadas que são referenciados a utilizar num determinado momento . Segmentos mudou-se para trocar o espaço não estão incluídos. Tal como com o tamanho da memória virtual, o tamanho da memória residente inclui o espaço utilizado por bibliotecas compartilhadas.
Visualizando um Instantâneo Simples processo com ps

O utilitário ps fornece uma instantâneo de processos em execução no sistema, informar o tamanho virtual e residente na memória , CPU e percentagens de memória e uma grande variedade de outras informações. Para examinar um único processo , use as seguintes opções para ps , incluindo vsz para o tamanho da memória virtual , e rss para o tamanho da memória residente. Por exemplo,

ps p 3746 o pid , rss, vsz , comm

saídas para o processo de 3746 :

PID RSS VSZ COMMAND3746 14444 351216 httpd2

acompanhamento dos processos com top

O utilitário superior fornece uma exibição ao vivo do desempenho do sistema . Para monitorar um ou mais processos específicos, com top , use a opção - p para fornecer uma lista de IDs de processo. Por exemplo :

top- p 3746,6100,28753,23176,25544

Depois de lançar cima , bateu o comando tecla "f" para acessar a tela de seleção da coluna. Ligue o monitor para o PID , VIRT , RES , SHR , SWAP , código, dados e colunas de comando. Como ilustrado na captura de tela , o visor mostra agora as seguintes estatísticas de memória :

virt : sizeRES Memória Virtual: Residente sizeSHR memória : partilhada sizeSWAP memória : Swapped sizeCODE : tamanho do código em memoryDATA físicas : Dados plus size pilha no memória física
Espreitando em /proc

status detalhado e informações de uso de memória do processo pode ser encontrado em /proc / /status e /proc / /smaps . Uma variedade de informação está contida em /proc / /status , incluindo as estatísticas de memória :

VmPeak : Pico sizeVmSize memória virtual : memoryVmData virtuais: segmento de dados sizeVmStk : Pilha sizeVmExe : segmento executável sizeVmLib : Biblioteca tamanho do código

/proc / /smaps fornece uma visão muito detalhada de um processo de " usos de memória , discriminadas por mapeamento para código, pilha , pilha e cada biblioteca compartilhada. A saída completa de smaps é bastante longa e difícil de digerir. Você pode usar o Linux: módulo smaps Perl para analisar e processar o arquivo smaps

.

Anterior :

Próximo : No
  Os artigos relacionados
·Como saber se você está executando Linux de 64 bits 
·Como saber o Interna e Externa de armazenamento em Linu…
·Como desinstalar o Flash no Linux 
·Como identificar Shells 
·Como saber se estou executando um 64 ou 32 bits versão…
·Como faço para criar um novo usuário para Xandros EEE…
·Como construir um disco de driver Centos 
·Como instalar o Java no Kubuntu 
·Como desativar o Modem Manager no Karmic 
·Como particionar um disco rígido em Solaris 8 
  Artigos em destaque
·Qual é mais fácil de usar: ? PC ou Mac 
·Como Jogar um filme AVI 
·Como limpar um computador antes de se livrar dela 
·Como apagar todos os arquivos em uma pasta no Linux 
·Como alterar o Cap Lista no Linux Mail 
·Como verificar quem entrou no comando Quando a Red Hat 
·O que é o Red Hat 
·Como descobrir uma senha em um computador 
·O Propósito de Casos de Uso 
·Como Abrir , Salvar e JPGs impressão enviados como ane…
Cop e direita © Conhecimento computador https://ptcomputador.com Todos os Direitos Reservados