Na indústria de computadores , um " ponto de referência " é uma ferramenta de software que mede a capacidade de desempenho do seu computador. Você pode descobrir o quão rápido seu processador, dispositivo de armazenamento, a memória do computador e placa de vídeo é. Alguns benchmarks executar essas funções específicas , enquanto outros combiná-los em um teste " suite. " No mundo do Microsoft Windows, ferramentas como o PC Mark , SiSoftware Sandra e CPU- Z foram em torno de um longo tempo. Nos últimos anos , o Linux adicionou ferramentas próprias. Phoronix Test Suite
Originalmente lançado em junho de 2008 e atualizado regularmente , o Phoronix Test Suite contém dezenas de referências individuais para testar o quão rápido o seu hardware é em Linux, um sistema operacional livre similar ao Microsoft Windows . Desde benchmarks do Windows geralmente não funcionam no Linux , os desenvolvedores tiveram que criar novos. O site Phoronix faz notícias e opiniões Linux, e usa este pacote de benchmark para testar e relatar o desempenho do hardware do computador em Linux.
O Phoronix Test Suite é livre para usar , modificar e distribuir sob a Licença Pública Geral (GPL ), e você pode baixar " PTS Live Desktop ", que é uma versão gratuita do Linux em um DVD que vem com a suíte de testes pré-instalado. A parte " ao vivo " significa que ele pode ser executado diretamente a partir do DVD.
Hardinfo
Se você estiver olhando apenas para testar o seu CPU ( Central Processing Unit) , um programa gratuito chamado Hardinfo é uma opção popular. Embora seja essencialmente um programa que lista os detalhes de todo o seu hardware em uma janela gráfica, você também pode testar vários aspectos de sua CPU usando aplicações do mundo real, como a criação de chaves de criptografia e raytracing . Hardinfo pode testar FPU da sua CPU (Floating Point Unit ) , uma " co- processador " do tipo que lida com números muito grandes. Uma vez Hardinfo realizou um teste , que irá produzir os seus resultados em HTML ( Hypertext Markup Language), que pode ser visualizada em um navegador da Internet. Estes resultados vão listar vários outros CPUs contra o qual você pode comparar seus resultados.
Teste manual
Você também pode fazer seu próprio teste do mundo real, em vez de contar com alguns pontos de referência que são " sintético ". a variedade sintética não necessariamente processar informações que você pode usar para produzir seus resultados. Se você não tem necessidade de fazer uma chave de criptografia ou rastreamento por exemplo ray , então esses testes são de uso limitado . Uma das vantagens da plataforma Linux é que ele permite que você compilar software "de fonte . " Código-fonte é basicamente os dados brutos de um programa antes que ele realmente se transformou em um programa. O processo de converter o código -prima para um programa é algo que o Linux faz o tempo todo , por isso é benéfico para saber o quão eficaz o seu computador está aqui.
Há um pouco de software em forma de código -fonte que você pode livremente baixar e compilar . Quanto maior for o programa , porém, o que leva mais tempo para compilar, então você deve tentar algo relativamente simples, como o navegador de Internet Firefox ou o media player VLC . Tempo simples o processo de compilação com um cronômetro , em seguida, compilar o software em outro computador usando a mesma versão do Linux e as mesmas ferramentas de compilação.