? No Linux, memória cache é uma área de memória de acesso aleatório (RAM ), utilizado como um armazenamento temporário para arquivos . A sua dimensão aumenta e diminui , conforme necessário , e que é amplamente utilizado por o núcleo , ou do núcleo do sistema operativo , tal como um meio de reduzir a actividade do disco , o que resulta numa melhoria significativa no desempenho . Background Fotografia de
Leitura e escrita de discos rígidos é lento. Enquanto a taxa de transferência de dados do disco rígido média é de várias centenas de megabytes por segundo , isso ainda é muito mais lento que a RAM. O resultado é que os discos rígidos são, provavelmente, o principal gargalo no seu computador, eo desempenho vai sofrer , não importa o quão rápido a sua unidade de processamento central (CPU) ou memória é .
Benefícios
< br >
como a memória é muito mais rápido do que a leitura de um disco , faz sentido usá-lo tanto quanto possível . Uma maneira Linux faz isso é por cache de arquivos mais acessados na RAM. Da próxima vez que o arquivo é necessário, ele pode ser recuperado diretamente da memória, sem a necessidade de ler a partir do disco . Linux somente utiliza a memória não utilizada para isso, por isso não interfere com a memória usada por seus aplicativos .
Gestão
Com esta abordagem , os cuidados devem ser tomadas para manter os dados em sincronia. Se um arquivo em cache é modificado, ele deve ser escrito de volta para o disco em algum momento. Normalmente Linux buffers tais gravações até que haja um bloco de dados a ser escrito , ao invés de fazer um monte de pequenas escreve . Isso melhora o desempenho geral do sistema .
Tamanho
Como a memória é um tamanho finito , que normalmente não é possível armazenar em cache tudo. Decisões devem ser tomadas sobre quais arquivos para armazenar em cache e quando para remover arquivos antigos do cache. Linux faz isso através da manutenção de um registro de como muitas vezes os arquivos em cache estão sendo acessados e quando eles foram acessados pela última . Se a memória torna-se curto , o Linux irá limpar arquivos menos freqüentemente acessados a partir do cache em vez de os mais freqüentemente acessados .
Não é exclusivo para Linux
memória cache não é exclusivo para Linux, mas é implementado , em certa medida , na maioria dos sistemas operacionais modernos. O usuário muitas vezes não sabe sobre os detalhes de memória cache e só tem conhecimento da memória em uso por aplicativos . Isto pode tornar mais difícil para os novos usuários do Linux para interpretar a saída de comandos como "livre" e pode causar confusão sobre a quantidade de memória disponível um usuário tem .