O sistema operacional Linux oferece várias formas de monitorar CPU (unidade de processamento central) de uso. O comando "top" mostra o uso total da CPU , utilização de memória e as tarefas que estão sendo executados . O comando " mpstat " mostra o uso de CPU para cada CPU instalado na máquina . O comando " sar " mostra a utilização da CPU durante um período de tempo . O comando "top" é instalado por padrão . O " mpstat " e comandos " sar " são instalados com o pacote " sysstat ", que não é instalado por padrão em muitas distribuições . Instruções
topo
1
Abra uma janela de terminal . A janela de terminal é encontrado em "Ferramentas do Sistema ", "Acessórios " ou " utilitários" do sub-menu das principais "Programas" ou "Aplicativos" do menu , dependendo da distribuição.
2
Tipo o comando "top " para mostrar o uso da CPU, uso de memória e lista de tarefas que estão sendo executadas pelo computador.
3
Localize a linha que começa "CPU (s) " no topo
mpstat
4
Abra uma janela de terminal .
5
Instale o pacote " sysstat " da saída para ver o uso da CPU. usando o gerenciador de pacotes da sua distribuição . Ubuntu, usuários Debian e Mint deve digitar o " apt- get install sysstat " comando . Red Hat e Fedora os usuários devem digitar o comando " up2date systat " .
6
Digite o comando " mpstat " para visualizar o uso da CPU .
Sar
7
Abra uma janela de terminal .
8
Instale o pacote " sysstat " usando o gerenciador de pacotes da sua distribuição .
9
Digite o comando " sar " para visualizar o uso da CPU para o dia inteiro .