PCI , ou Interconexão de componentes periféricos , é o ônibus utilizado pela placa-mãe para se conectar a dispositivos. Quando vários dispositivos são conectados simultaneamente à placa-mãe , eles devem compartilhar a unidade central de processamento , ou CPU. Fazem isso com pedidos de interrupção , ou IRQs. Os drivers de dispositivo para sistemas Linux atribuir um número de IRQ para o dispositivo PCI . O dispositivo usa o IRQ para notificar a CPU que o dispositivo precisa de sua atenção. A CPU processa IRQs em um esquema de prioridade pré-definida. Instruções
1
Inicie o terminal pressionando "Ctrl ", "Alt " e " T" em simultâneo.
2
Gerar uma lista dos dispositivos PCI conectados ao sistema . No prompt de comando , digite " lspci " e pressione " Enter". Isso gera uma lista de todos os dispositivos PCI.
3
Anote o rótulo PCI para o dispositivo em questão. Procure o nome do dispositivo que precisa de modificações motorista. No lado esquerdo da linha com o nome do dispositivo , há um código de cinco dígitos no seguinte formato : " xx: XX.X. " Este é o rótulo PCI . Escreva-o em um pedaço de papel de rascunho .
4
Verifique se o dispositivo já tem um IRQ atribuído. No prompt de comando, digite " sudo cat /proc /interrupções " e pressione " Enter". Procure na lista o dispositivo em questão . Se ele estiver listado por um IRQ , o processo está completo.
5
Abra o código do driver de dispositivo , digitando " gedit ", então um espaço e , em seguida, o caminho para o código do driver . Por exemplo, se o caminho do driver é /home/code/driver1.c , digite " gedit /home/code/driver1.c " e pressione " Enter". Gedit abre o arquivo de código.
6
Solicite um IRQ do código do driver do dispositivo. Em um editor de código , cole o seguinte código para a função de iniciação dispositivo :
if ( short_irq > = 0) {
resultado = request_irq ( short_irq , short_interrupt ,
SA_INTERRUPT , "short" , NULL);
if ( result) {
printk ( KERN_INFO " suma: não pode se atribuído irq % i \\ n" ,
short_irq );
short_irq = -1; }
else {
outb ( 0x10 , short_base +2) ;
} }
7
Salvar alterações para o driver de dispositivo , clicando em " Arquivo", " Salvar".
8
Compilar o driver de dispositivo . Na linha de comando , digite " gcc -c ", então um espaço e , em seguida, o nome do arquivo de origem. Usando o exemplo anterior , digite " gcc -c /home/code/device1.c " e pressione " Enter". O driver de dispositivo é compilado.
9
Reinicie o computador para ativar o driver de dispositivo recém-modificado .