? O sistema operacional Solaris Unix usa permissões para determinar o acesso que alguns usuários têm de um diretório. Cada diretório tem um único dono, mas que o proprietário pode fazer parte de um grupo que pode ter permissões separadas para o diretório . Todo mundo que não é o proprietário ou o grupo é considerado "outros". Cada diretório tem " ler", " escrever " ou " executar" permissões que podem ser concedidas individualmente para cada categoria de usuário. O comando " chmod " é usado para alterar as permissões. Instruções
1
Abra uma janela de terminal ou faça login em uma sessão de terminal.
2
Digite o comando " chmod 644 dir_name ", para usar as permissões absolutos para alterar as permissões do diretório chamado " dir_name " . Substituir " dir_name " com o nome do diretório cujas permissões você deseja alterar. Isto vai dar permissões de leitura para todos, e permissões de gravação para somente o proprietário do diretório . Não há permissões de execução para o diretório. Os valores absolutos são 4 para permissões de leitura , 2 para permissões de gravação e 1 para executar permissões . As categorias são ordenadas por usuário, grupo e outros. Some os números para as permissões para cada categoria. Por exemplo , o número 6 para o utilizador vem da adição de 4 ( li ) + 2 (escrever ) + 0 ( executar ) . O número 4 , tanto para o grupo e outras categorias vem da adição de 4 (leitura) + 0 ( write ) + 0 (execução) .
3
Digite o comando " chmod a + r dir_name " para dar a todos a capacidade de ler o conteúdo do diretório chamado " dir_name " . O "a" no comando significa " tudo " . Esta carta pode ser " u" para "user ", "g" de " grupo", "o" por "outros" ou "a" para "todos" das categorias anteriores. O "+" significa adicionar as permissões. Você pode remover permissões usando o símbolo "- " . O "r " significa " ler". Esta carta pode ser " r" para " ler", "w" para " write " ou " x" para " executar ".
4
Digite o comando " ls- l" para ver que o permissões foram alteradas.