Linux é um poderoso, versátil , estável e com recursos completos sistemas operacionais. As versões do Linux rodar em uma ampla gama de plataformas, desde telefones celulares a supercomputadores . Linux , que foi desenvolvido por um capricho por estudante universitário finlandês Linus Torvalds em 1991 , não é apenas para geeks de tecnologia da informação e cientistas. Muitas pessoas usam Linux todos os dias e não percebem isso . Linux é usado em smartphones, tablets computadores , dispositivos de gravação de vídeo digital , caixas eletrônicos, quiosques com computadores , redes de telefonia , roteadores de rede doméstica , bolsas de valores e sintetizadores de música . Embora o Linux está tendo sucesso em várias frentes , muito trabalho ainda precisa ser feito antes que possa rivalizar com a versatilidade, difusão e consumo de relação mais velhos , sistemas operacionais mais estabelecidos. Linux Versus o Windows
Apesar do poder e flexibilidade do Linux , ele tem várias desvantagens em relação ao sistema operacional de desktop líder , Microsoft Windows . Windows está instalado em muito mais que desktops Linux. Sistemas Windows, software e documentos formatos são onipresentes em casas, escolas e empresas. Muitos dos principais títulos de software comerciais estão disponíveis apenas para Windows.
Fabricantes de hardware de computador , muitas vezes conceber os seus produtos para trabalhar bem com o sistema operacional Windows. Pode levar meses até que os motoristas são escritas para permitir hardware de ponta para trabalhar com Linux. As empresas muitas vezes tomar decisões em sistemas operacionais baseados no custo e disponibilidade de serviços de suporte e treinamento. Linux não pode competir com o vasto ecossistema de apoio ao cliente , consultores, revendedores de valor agregado e de treinamento que foi construída em torno de aplicativos do Windows e do Windows.
Mac OS X em relação ao Linux
< br >
Enquanto o desktop Linux fez progressos notáveis em fazer este sistema operacional baseado em UNIX mais amigável , tem um longo caminho a percorrer para alcançar a beleza , a utilidade, facilidade de uso e polonês da Apple Macintosh OSX. Por exemplo, a Apple faz a instalação de software tão simples como adicionar uma pasta para o desktop. Os usuários do Linux tem que lidar com uma infinidade de sistemas de embalagem de software, números de versão e dependências de software .
Designs da Apple e constrói seu hardware e periféricos de computador para funcionar perfeitamente com o sistema operacional Mac OS X . Linux é em grande desvantagem nessa área também. Ninguém empresa controla Linux a maneira Apple controla OS X. Linux é instalado em uma ampla variedade de configurações de hardware e computador. Alguns hardwares podem ser parcialmente suportado ou não suportado. Alguns sistemas podem não ter a memória ou poder de processamento necessário para executar o software de desktop moderno Linux. Embora os computadores Macintosh trabalhar em linha reta fora da caixa, a maioria dos usuários de Linux deve muitas vezes fazer um um pouco de ajustes e ajustar para obter os seus sistemas funcionando de forma satisfatória.
Linux e Unix
< br >
Linus Torvalds criou o Linux ter um sistema UNIX -like em execução no seu computador de casa. Com a ajuda de empresas como a Red Hat, Novell e os esforços da comunidade de voluntários do Debian , o poder ea estabilidade do Linux melhorou a tal ponto que muitas empresas têm abandonado sistemas UNIX caro para distribuições Linux mais baratas ou livres. No entanto, UNIX tem uma merecida reputação de confiabilidade, eficiência de recursos e software de qualidade da empresa. UNIX está em desenvolvimento contínuo desde 1969. Seu código foi aperfeiçoado por grandes corporações e universidades ao redor do mundo. Por outro lado, mesmo após 20 anos , o Linux ainda é considerado por alguns como sendo apenas um sistema operacional de amadores.
UNIX é uma marca registrada , e como tal , seus usuários têm grandes expectativas para implementações UNIX. As estruturas de diretório deve ser o mesmo . Ferramentas de linha de comando deve ser uniforme em todas as plataformas . As coisas são esperados para trabalhar o mesmo seja qual for a plataforma UNIX . Mesmo os gratuitos , derivados BSD UNIX nos esforçamos para ser drop-in substituições para as versões comerciais. No entanto , o Linux tem centenas de diferentes distribuições. Muitos têm diferentes e incompatíveis sistemas de embalagem de software, interfaces de usuário, estruturas de diretórios e e sistemas de arquivos . Ao contrário das plataformas UNIX, os criadores de distribuições Linux parecem apreciar incompatibilidade.
Linux e Haiku /BeOS
Haiku é um sistema operacional livre, de código aberto projetado para ser compatíveis com os dos BeOS agora descontinuadas. Embora os trabalhos sobre BeOS parou em 2001, Haiku atraiu desenvolvedores e usuários em todo o mundo . Como BeOS , Haiku é projetado a partir do zero é um sistema operacional rápido e fácil de usar multimídia -friendly . Ao contrário de Haiku , os desenvolvedores de distribuições Linux parecem considerar interfaces bem projetadas gráficas de usuário, som e suporte de vídeo e suporte de hardware low-end para ser pós- pensamentos. Também ao contrário de Haiku , os designers de distribuições Linux não parecem motivados a focar o , usuário médio não técnico não-geek que só quer entrar na Internet e reproduzir música e vídeos .
< Br >