O disco rígido do seu computador pessoal é dividido em partições. Cada partição contém todos os setores do disco incluído entre dois endereços : um número cilindro inicial e um número cilindro final . Cada partição não se sobrepõe com outras partições , embora o disco rígido pode ter espaço livre ainda não atribuído a qualquer partição. A lógica por trás partições é segregar código de computador não relacionado ou dados; todos os sistemas operacionais respeitar limites de partição , então um dispositivo de armazenamento particionado pode armazenar diferentes sistemas de arquivos e /ou sistemas operacionais. Você pode usar o built-in utilitário fdisk do Linux para adicionar uma partição. Instruções
1
Efetue login no computador como usuário "root ". Lançamento de um shell Linux , entrando em em modo de texto ou com o lançamento de uma janela de terminal a partir do desktop gráfico
2
Chame a ferramenta "fdisk " , digitando o seguinte comando no shell : .
fdisk /dev /sda
Substitua o " /dev /sda " com o nome do disco em que você deseja criar uma partição . Pressione "Enter" para o fdisk para apresentá-lo com o seu prompt de comando especializado.
3
tipo "p" e pressione "Enter " para listar todas as partições existentes . Escolha um intervalo cilindro não utilizada como local para a nova partição .
4
tipo " n" e pressione "Enter " para criar a nova partição. Digite " p" para criar uma partição primária ou "e" para criar uma partição estendida. Pressione "Enter " para aceitar a sugestão do fdisk para o número da partição , digite o número do cilindro inicial eo número do último cilindro . Quando fdisk retorna ao seu prompt principal , o disco rígido terá uma nova partição pronto para armazenar dados.