O sistema operacional Linux foi desenvolvido por programadores como uma plataforma para a programação. Mesmo que o Linux está se movendo para o domínio da desktops de uso em massa e netbooks , o núcleo do Linux ainda é construído com programação em mente. Programas PHP pode ser escrito para a Web, ou estritamente para uso em desktop . Programação PHP para o Web é realizado através da criação de um (Linux , Apache , MySQL e PHP) pilha LAMP. PHP e Shell Scripting
programas Escrita PHP para Linux que serão usados para aplicações de software requer a instalação das bibliotecas PHP no sistema ( instruções de instalação varia de acordo com a distribuição ) . A partir do PHP versão 5.1 (disponível em php.net ) , os programadores podem inserir código PHP em uma sessão interativa semelhante ao Python IDE. Os programadores podem usar o PHP no Linux para criar scripts shell e gerenciar operações em lote em textos de arquivos .
PHP na Web
A pilha LAMP é uma série de pacotes instalados em Linux , a fim de facilitar a criação de scripts em PHP para a web. Como PHP é freqüentemente encontrado servindo páginas HTML ou o processamento de solicitações de usuários na web , o servidor Web Apache permite que um programador de Linux para criar um servidor de teste para executar scripts PHP para a web. Além disso , as tarefas de programação PHP para o Web , muitas vezes envolve a coleta de informações de bancos de dados SQL , necessitando o uso de software de servidor, como o MySQL . O processo de instalação dos pacotes para um servidor LAMP difere de distribuição para distribuição .
A Shell interativo
Como no Python IDE, o shell interativo PHP permite que um programador para inserir o código e ter o código executado imediatamente. Por exemplo, no shell interativo PHP , o código :
php > echo " Olá ! ";
Será imediatamente imprimir "Olá ! " para a tela dentro da sessão interativa. Isso faz com que a captura de erros de sintaxe nas instruções de programação muito mais fácil, como os erros são notados imediatamente. O shell interativo é invocado a partir do terminal Linux ( xterm ) .
Escrita e execução de arquivo PHP
arquivos escrita em PHP no Linux é tão fácil quanto usar o shell interativo ou um editor de texto como o Emacs ou Gedit ( apenas certifique-se de salvar os arquivos com o "php ". extensão) . No entanto, a execução dos arquivos depende do que o roteiro se destina. Arquivos destinados a executar em no computador como um script Linux deve ser executado a partir do terminal usando o comando php:
php
script.php
programadores escrever arquivos PHP destinados para uso ao lado de uma pilha LAMP deve salvar os arquivos no diretório raiz do Apache ( que difere entre as versões e distribuições ) e direcionar o browser para o arquivo .