Usando Mac Catalyst Mac Catalyst é uma estrutura introduzida pela Apple que permite aos desenvolvedores criar aplicativos iOS que também podem ser executados no macOS com modificações mínimas. Veja como você pode executar aplicativos iOS em um Mac usando Mac Catalyst:
Pré-requisitos: - macOS Big Sur ou posterior instalado no seu Mac.
- Xcode 13 ou posterior instalado no seu Mac.
- Um projeto de aplicativo iOS existente ou um modelo Xcode para criar um novo aplicativo.
Etapa 1:criar ou abrir um projeto de aplicativo iOS - Abra o Xcode no seu Mac.
- Se você tiver um projeto de aplicativo iOS existente, abra-o usando a opção "Abrir um projeto existente...".
- Se você deseja criar um novo aplicativo, selecione “Criar um novo projeto Xcode” e escolha o modelo iOS de sua preferência.
Etapa 2:ativar o Mac Catalyst - No projeto Xcode, selecione o arquivo do seu projeto (geralmente nomeado após o nome do aplicativo) no Project Navigator.
- Clique na aba “Geral” no editor de projetos no lado direito da janela do Xcode.
- Na seção "Informações de implantação", marque a caixa de seleção "Mac".
Etapa 3:criar e executar - Conecte seu Mac a uma fonte de energia e certifique-se de que não esteja no modo de suspensão.
- Clique no botão "Executar" (o botão play) na barra de ferramentas do Xcode para criar e executar seu aplicativo.
Etapa 4:teste e depuração - Na primeira vez que você executar seu aplicativo em um Mac, o Xcode poderá levar algum tempo para compilar e otimizar o aplicativo para macOS.
- Você pode testar a funcionalidade do aplicativo e depurar quaisquer problemas usando as ferramentas de depuração padrão disponíveis no Xcode.
>Observação:os aplicativos desenvolvidos com Mac Catalyst podem ter algumas limitações em comparação aos aplicativos nativos do macOS. Por exemplo, eles podem não oferecer suporte a todos os recursos e APIs disponíveis no macOS.
Usando software de virtualização (máquina virtual) Um método alternativo para executar aplicativos iOS em um Mac é usar software de virtualização. Isso envolve a criação de uma máquina virtual (VM) que emula um dispositivo iOS no seu Mac. Aqui estão as etapas gerais:
Pré-requisitos: - Software de virtualização como Parallels Desktop, VMware Fusion ou VirtualBox.
- Uma imagem do sistema iOS (geralmente um arquivo .dmg ou .zip) para a versão do iOS que você deseja emular.
Etapa 1:Instalar software de virtualização - Instale o software de virtualização de sua escolha no seu Mac seguindo as instruções do software.
Etapa 2:Criar uma máquina virtual - Inicie o software de virtualização e siga as instruções para criar uma nova máquina virtual.
- Selecione a opção de instalar um sistema operacional personalizado e aponte para a imagem do sistema iOS que você possui.
- Aloque recursos suficientes (memória, núcleos de CPU, armazenamento) para a máquina virtual.
Etapa 3:iniciar a máquina virtual - Inicie a máquina virtual e siga as instruções na tela para concluir o processo de configuração do iOS.
Etapa 4:instalar e executar aplicativos iOS - Assim que a máquina virtual estiver instalada e funcionando, você poderá instalar aplicativos iOS da App Store no ambiente iOS virtualizado.
- Após a instalação, você pode iniciar e usar os aplicativos como faria em um dispositivo iOS real.
>Observação:os métodos baseados em virtualização podem ser mais lentos e menos eficientes em comparação ao uso do Mac Catalyst ou à execução do aplicativo em um dispositivo iOS real.