Os computadores são adequados para uma vasta gama de tarefas, limitadas apenas pelo software e hardware disponíveis. Aqui estão algumas categorias amplas:
*
Processamento e análise de dados: Isso inclui tudo, desde cálculos simples a análises estatísticas complexas, mineração de dados e aprendizado de máquina. Exemplos incluem planilhas, bancos de dados, simulações científicas e modelagem financeira.
*
Comunicação: Email, mensagens instantâneas, videoconferência, mídia social e navegação na Web são facilitadas por computadores.
*
Criação e edição de conteúdo: Escrever documentos, criar apresentações, projetar gráficos, compor músicas, editar vídeos e modelagem 3D são todos usos comuns.
*
Automação: Os computadores se destacam em tarefas repetitivas, automatizando processos de fabricação, logística, finanças e muitos outros setores.
*
jogos: De jogos simples de arcade a simulações complexas e jogos on -line multiplayer massivamente, os computadores oferecem entretenimento e experiências interativas.
*
Sistemas de controle: Os computadores são usados para controlar tudo, desde máquinas industriais e robôs a semáforos e naves espaciais.
*
Educação e pesquisa: Os computadores fornecem acesso a vastas quantidades de informação, facilitam a colaboração e permitem simulações e modelagem complexas em vários campos de estudo.
Essencialmente, qualquer tarefa que possa ser dividida em uma série de etapas lógicas pode ser executada, ou pelo menos assistida por um computador. A adequação específica depende da complexidade da tarefa e dos recursos do sistema de computador.