Efeitos Positivos 1. Maior produtividade. Os computadores podem ajudar as pessoas a trabalhar de forma mais rápida e eficiente, automatizando tarefas repetitivas, armazenando e organizando informações e permitindo o trabalho remoto.
De acordo com um estudo do McKinsey Global Institute, a Internet tem potencial para aumentar a produtividade global em 20-25%.
2. Comunicação melhorada. Os computadores facilitam a comunicação entre as pessoas, independentemente de sua localização. Isso pode ser feito por e-mail, mensagens instantâneas, videoconferência e mídias sociais.
Uma pesquisa do Pew Research Center descobriu que 90% dos adultos americanos usam a Internet e 73% a utilizam para redes sociais.
3. Criatividade aprimorada. Os computadores podem ser usados para criar arte, música e vídeos e para facilitar a colaboração entre profissionais criativos.
Por exemplo, o programa de software Photoshop tem sido usado por artistas profissionais para criar algumas das imagens mais icônicas do nosso tempo.
4. Maior acesso à informação. Os computadores fornecem acesso a uma quantidade sem precedentes de informações, que podem ser usadas para fins educacionais, de entretenimento e profissionais.
Por exemplo, a enciclopédia online Wikipedia contém mais de 5 milhões de artigos e está escrita em mais de 280 idiomas.
5. Habilidades aprimoradas de resolução de problemas. Os computadores podem ser usados para resolver uma ampla variedade de problemas, desde equações matemáticas até simulações científicas.
Por exemplo, o programa de software MATLAB é usado por engenheiros e cientistas para resolver problemas matemáticos complexos.
Efeitos negativos 1. Aumento do estresse. Os computadores podem ser uma fonte de estresse, especialmente quando são usados por longos períodos de tempo ou quando não funcionam adequadamente.
Uma pesquisa da American Psychological Association descobriu que 40% dos adultos americanos dizem que a tecnologia lhes causou estresse no ano passado.
2. Interação social reduzida. Os computadores podem levar à redução da interação social, pois as pessoas passam mais tempo online e menos tempo interagindo pessoalmente.
Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que as pessoas que passam mais tempo nas redes sociais têm maior probabilidade de se sentirem solitárias e deprimidas.
3. Sobrecarga de informações. Os computadores fornecem acesso a tantas informações que pode ser difícil para as pessoas encontrarem o que procuram.
Por exemplo, uma pesquisa no Google pelo termo “gato” retorna mais de 1 bilhão de resultados.
4. Preocupações com privacidade. Os computadores podem ser usados para coletar informações pessoais sobre pessoas, que podem ser usadas para marketing ou outros fins.
Por exemplo, um estudo do Pew Research Center descobriu que 63% dos adultos americanos estão preocupados com a privacidade dos seus dados pessoais.
5. Dependência de computador. Os computadores podem ser viciantes, pois as pessoas podem passar cada vez mais tempo neles.
Por exemplo, um estudo da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriu que as pessoas que passam mais de 3 horas por dia nas redes sociais têm maior probabilidade de se tornarem viciadas nelas.
No geral, os computadores podem ter efeitos positivos e negativos no comportamento humano. É importante estar ciente dos benefícios e dos riscos da utilização de computadores, para que possamos utilizá-los com sabedoria e evitar as potenciais consequências negativas.