interação humano- computador geralmente recai sobre o tipo de paradigma de interface que os usuários devem adaptar-se a quando existe um sistema de computador. Desde os anos 1980 , o paradigma dominante em computação popular tem sido o ambiente desktop. Comparando-se a área de trabalho com outros ambientes , como a linha de comando ou tela sensível ao toque , ajuda a compreender algumas das vantagens e desvantagens inerentes a esta forma distinta de interagir com um sistema. Área de Trabalho Metáfora
A metáfora do desktop representa um paradigma comum em interação com o usuário . No paradigma desktop, o usuário é apresentado com um "desktop ", ou tela , geralmente contendo uma imagem ( o "papel de parede " , desprezando metáfora ) como pano de fundo . No ambiente de trabalho , o usuário pode colocar ícones para servir como lançadores de programas ou acesso rápido a diretórios. O paradigma do desktop apresenta ao usuário com uma interface fácil de usar, que exige pouco conhecimento sobre o funcionamento de um computador , com uma área semi- organizada para manter os aplicativos mais usados e documentos até mesmo individuais.
< Br > Linha de Comando Ambiente
os precede ambiente de linha de comando e existe simultaneamente com os ambientes de desktop . Quando os engenheiros e especialistas em primeiro usou computadores digitais pessoais, eles interagiram com eles através da linha de comando. A linha de comando apresenta ao usuário um prompt de entrada, em que o usuário digita comandos de texto para o computador para executar. Isto permite uma grande flexibilidade e poder em nome do usuário, na medida em que ela pode interagir diretamente com o computador em um nível de comando, com o software menos extra entre homem e máquina .
< br > Interface touch-Screen
Um paradigma de design que existe em dispositivos portáteis e tablets , mas está a fazer o seu caminho para a produção de desktop, é a tela sensível ao toque. O ecrã táctil oferece ao utilizador a possibilidade de usar as mãos e dedos , em vez de dispositivos de entrada adicionais , para interagir com uma máquina . Este paradigma simplifica a interação ainda mais, preparando -se para a maximização da produtividade com o mínimo de interação . As telas de toque normalmente organizar programas de tal forma como que os aspectos mais importantes ou mais usadas do programa vêm em primeiro lugar , ou são de fácil acesso .
Desvantagens
para todas as suas vantagens , cada um desses paradigmas contém inconvenientes . O ambiente de trabalho pode tornar-se confuso e difícil de navegar através da acumulação de ícones excessivos. Além disso , o paradigma da área de trabalho afasta o usuário do computador, forçando-o a interagir através de um conjunto específico de aplicações de software. A interface de linha de comando , enquanto poderosa , envolve a memorização de comandos ao lado de uma limitação sever em multitarefa que fornece mais um desafio que os usuários de computador normal pode apreciar. A tela sensível ao toque , além de simplificar a interação, pode ser frustrante no uso real . Tamanho de um dedo , temperatura e umidade podem interferir com a função touch-screen , como pode uma tela suja. Entrada rápida de grandes volumes de texto pode ser difícil com uma tela de toque , também.