Aqui estão algumas etapas de solução de problemas para tentar:
1.
Verifique suas conexões :certifique-se de que o cabo USB-C esteja conectado firmemente ao dispositivo de origem (laptop/PC) e ao monitor externo com entrada HDMI. Tente reconectar os cabos para estabelecer uma conexão estável.
2.
Selecione a fonte de entrada correta :No monitor externo, certifique-se de que a fonte de entrada correta (por exemplo, HDMI) esteja selecionada. Verifique as configurações de entrada do monitor para verificar.
3.
Atualizar drivers gráficos :certifique-se de ter os drivers gráficos mais recentes instalados em seu computador. Acesse o site do fabricante (por exemplo, NVIDIA, AMD, Intel) para baixar e instalar todas as atualizações de driver disponíveis.
4.
Verifique a resolução da tela e a taxa de atualização :Abra as "Configurações de vídeo" no seu computador. Em “Resolução”, selecione a resolução recomendada para o seu monitor externo. Além disso, certifique-se de que a taxa de atualização esteja definida adequadamente.
5.
Experimente outro cabo USB-C :use um cabo USB-C para HDMI diferente para ver se o problema persiste. Alguns cabos podem não suportar transmissão de vídeo ou podem estar com defeito.
6.
Alternar portas :tente conectar o cabo USB-C a uma porta USB-C diferente no seu dispositivo. Algumas portas podem não suportar saída de vídeo ou podem estar funcionando mal.
7.
Atualizar sistema operacional :certifique-se de que seu sistema Windows 10 ou 11 esteja atualizado. Vá para “Configurações”> “Atualização e segurança”> “Windows Update” para verificar e instalar quaisquer atualizações disponíveis.
8.
Ciclo de energia :execute um ciclo de energia no computador e no monitor externo. Desconecte todos os cabos, desligue-os, aguarde alguns minutos, reconecte tudo e ligue-os novamente.
9.
Teste com outro dispositivo :Se possível, conecte o monitor externo a outro dispositivo (por exemplo, um smartphone ou um computador diferente) para verificar se o monitor funciona corretamente.
10.
Verifique o modo de saída :se você tiver uma placa gráfica discreta, certifique-se de que o modo de saída esteja definido como "Estender estes monitores" ou "Duplicar estes monitores" no painel de controle gráfico. Isso garante que o monitor externo seja reconhecido e usado.
Se nenhuma dessas etapas resolver o problema, é possível que haja um problema de hardware com a porta USB-C do seu dispositivo, o monitor externo ou o cabo. Nesse caso, pode ser necessário consultar os fabricantes dos dispositivos ou procurar ajuda profissional.