Para realizar uma instalação limpa do Windows 10, siga estas etapas:
1. Faça backup dos seus dados: Antes de continuar, certifique-se de ter feito backup de todos os seus arquivos, documentos e configurações importantes em um disco rígido externo, armazenamento em nuvem ou outro local seguro.
2. Crie a mídia de instalação do Windows 10: - Acesse o site da Microsoft e baixe o arquivo ISO do Windows 10.
- Use uma unidade flash USB com no mínimo 8 GB de armazenamento para criar uma mídia de instalação inicializável do Windows 10. Você pode usar a ferramenta de criação do Windows Media para fazer isso.
3. Desconecte dispositivos não essenciais: - Desconecte todos os periféricos não essenciais, como impressoras, discos rígidos externos e dispositivos USB do seu computador. Deixe apenas o mouse, o teclado e a unidade USB inicializável conectados.
4. Acesse as configurações do BIOS/UEFI: - Ligue o computador e pressione a tecla apropriada (geralmente F2, F10, F12 ou Del) para entrar nas configurações do BIOS (ou UEFI).
5. Definir prioridade de inicialização: - Nas configurações do BIOS/UEFI, altere a ordem de inicialização para priorizar a unidade USB como o primeiro dispositivo de inicialização.
6. Inicie a instalação do Windows: - Salve suas configurações de BIOS/UEFI e saia. Seu computador irá reiniciar e inicializar a partir da unidade USB.
7. Siga as instruções na tela: - O assistente de instalação do Windows 10 irá guiá-lo durante o processo de configuração. Siga as instruções na tela e selecione as opções apropriadas para suas preferências.
8. Escolha instalação personalizada: - Quando solicitado, selecione instalação "Personalizada" em vez de "Atualizar". Esta opção permite realizar uma instalação limpa.
9. Excluir partições existentes: - Se quiser limpar completamente o disco rígido, poderá ser solicitado que você exclua as partições atuais. Selecione as partições e escolha “Excluir”.
10. Crie novas partições: - Após excluir as partições existentes, crie uma nova partição primária para a instalação do Windows 10. Você pode definir seu tamanho conforme desejado.
11. Selecione a partição para instalação: - Escolha a partição recém-criada e clique em “Avançar” para iniciar a instalação do Windows 10.
12. Copiar arquivos de instalação: - Os arquivos de instalação do Windows 10 serão copiados para o seu disco rígido. Este processo pode levar algum tempo.
13. Reinicie o seu computador: - Assim que os arquivos forem copiados, seu computador será reiniciado automaticamente.
14. Configuração do Windows 10: - Após reiniciar, siga as instruções na tela para concluir o processo de configuração do Windows 10. Isso inclui configurar sua conta de usuário, criar uma senha e selecionar preferências básicas.
15. Instalar drivers: - Após concluir a configuração, instale os drivers necessários para seus componentes de hardware. Geralmente você pode baixar esses drivers no site do fabricante.
16. Restaurar backup: - Depois de instalar os drivers essenciais, você pode restaurar os dados e configurações de backup.
17. Atualizar o Windows: - Depois de restaurar seus dados, conecte-se à Internet e verifique se há atualizações do Windows para garantir que você tenha os aprimoramentos de segurança e recursos mais recentes.
Seguindo essas etapas, você pode realizar uma instalação limpa do Windows 10 e começar do zero com um novo sistema operacional.