A incapacidade de inicializar a partir de um CD inicializável (ou USB) indica um problema com a ordem de inicialização, a unidade CD/USB, as configurações do BIOS/UEFI ou o próprio hardware. Aqui está uma abordagem sistemática para solucionar problemas:
1. Verifique a mídia inicializável: *
unidade de CD/USB: Experimente um CD inicializável diferente ou unidade USB. Um disco ruim ou um USB inicializável mal criado é um culpado comum. Se você mesmo criou a mídia inicializável, verifique se o processo foi feito corretamente usando uma ferramenta respeitável.
*
Integridade da mídia: Se estiver usando um CD, verifique se há arranhões ou danos. Para um USB, tente uma porta e/ou computador diferente. Execute um disco de verificação na unidade USB para garantir que seu sistema de arquivos esteja intacto.
2. Verifique as configurações do BIOS/UEFI: *
Access Bios/UEFI: Reinicie o computador e pressione repetidamente a tecla designada para inserir a configuração do BIOS/UEFI. Essa chave varia dependendo do fabricante da placa -mãe (as teclas comuns são excluídas, F2, F10, F12, ESC). Consulte o manual da sua placa -mãe se não tiver certeza.
*
Ordem de inicialização: Verifique se a unidade CD/USB está listada * primeiro * na ordem de inicialização. Às vezes, o sistema é configurado para inicializar a partir do disco rígido por padrão, mesmo que um CD/USB inicializável seja inserido.
*
Modo de inicialização (UEFI vs. Legacy): Se você estiver usando um sistema UEFI, verifique se a inicialização do UEFI está ativada (e o suporte ao CSM/Legacy está desativado se estiver usando uma unidade inicializável UEFI). Por outro lado, se estiver usando uma unidade inicializável, verifique se o suporte ao CSM/Legacy está ativado. As configurações incorretas do modo de inicialização são uma causa comum de falhas de inicialização.
*
Boot segura: Se a inicialização segura estiver ativada, poderá impedir a inicialização da mídia não assinada. Pode ser necessário desativar temporariamente a inicialização segura para testar. Lembre-se de reativá-lo depois.
*
Modo SATA (se aplicável): Em algumas configurações de BIOS/UEFI, o modo SATA (AHCI ou RAID) pode afetar a capacidade de inicialização. Tente alterá -lo se outras etapas falharem (embora isso seja menos comum).
*
Salvar e sair: Depois de fazer alterações, salve as configurações do BIOS/UEFI e saia. O computador deve reiniciar.
3. Problemas de hardware: *
unidade de CD/DVD: Se o problema persistir mesmo depois de experimentar vários discos inicializáveis e verificar as configurações do BIOS, a unidade de CD/DVD em si pode estar com defeito. Tente inicializar a partir de uma unidade USB.
*
conexões soltas: Verifique se todos os cabos internos (energia e dados) estão conectados com segurança à unidade de CD/DVD e placa -mãe.
*
RAM: A RAM com defeito pode impedir a inicialização de qualquer dispositivo. Tente reasgar os módulos RAM.
*
disco rígido: Problemas com o disco rígido (mesmo que você não esteja tentando inicializar) podem interferir no processo de inicialização. Se você tiver outro disco rígido, tente inicializar a partir de um ambiente ao vivo de Linux a partir de um bastão USB para ver se é o disco rígido que causa o problema.
4. Outras considerações: *
emulação de acionamento óptico: Algumas máquinas virtuais ou outro software podem emular unidades ópticas. Certifique -se de que nenhum software esteja interferindo na unidade física.
*
problemas do sistema operacional (avançado): Em casos muito raros, a corrupção séria no sistema operacional principal pode impedir a inicialização da mídia externa. Você pode precisar de solução de problemas mais avançada para diagnosticar isso, como tentar reparos de uma partição de recuperação ou usar um ambiente ao vivo do Linux para investigar os problemas do sistema de arquivos.
Se nenhuma dessas etapas funcionar: Você pode ter um problema de hardware mais sério que exige reparo profissional. Considere buscar assistência de um técnico de reparo de computador. Forneça a eles uma descrição detalhada das etapas que você já tomou.