O Windows 10 não registra diretamente os tempos de marcha lenta ou de desligamento precisos em um local único prontamente acessível. As informações estão espalhadas e requer um pouco de trabalho de detetive. Aqui estão algumas maneiras de vislumbrar essas informações, tendo em mente que a precisão pode ser limitada:
1. Visualizador de eventos (para os horários de desligamento, menos confiável para ocioso): * Esta é a sua melhor aposta para o * Shutdown * Times. Não rastreia ociosa com precisão.
* Abra o Visualizador de Eventos:Digite "Visualizador de Eventos" na barra de pesquisa do Windows e selecione -a.
* Navegue até `Windows Logs` ->` System`.
* Procure eventos com ID do evento 1 (poder do kernel). Estes são gerados quando o sistema é iniciado e desliga. A guia `Information` fornecerá um registro de data e hora para esses eventos. Você terá que interpretar o valor do 'Evento de Power' para distinguir entre um desligamento e inicialização. Um valor de `42 'geralmente indica um desligamento (desligamento do ACPI).
*
Limitações: Isso não é perfeitamente confiável para o tempo ocioso preciso, apenas para começar e parar. Também pode mostrar entradas inesperadas se você tivesse surtos de energia ou desligamentos incomuns.
2. POWERCFG (para sono/hibernato/desligamento): * A ferramenta de linha de comando `Powercfg` fornece algumas informações sobre o uso de energia. Ele fornece um resumo, mas não identifica momentos ociosos precisos.
* Abra o prompt de comando como administrador.
* Digite `PowerCfg /SleepStudy` e pressione Enter. Isso gera um relatório HTML em `C:\ SleepStudy.html`. Ele contém informações detalhadas sobre os tempos de sono/hibernação/desligamento.
*
Limitações: Ele se concentra nos estados do sono/hibernação, em vez do tempo ocioso especificamente. Também requer execução do comando * antes * você deseja coletar os dados.
3. Software de monitoramento de terceiros: * Muitas ferramentas de monitoramento de sistemas (como Process Explorer, Perfmon ou Software de registro dedicado) oferecem recursos de log muito mais granulares, incluindo detecção de tempo ocioso. Eles geralmente exigem instalação e configuração. Alguns podem exigir uma licença paga para recursos avançados.
4. CHECKING LIGE TIMESTAMPS (Utilidade limitada): * Se um arquivo foi modificado pela última vez enquanto o seu PC estiver ocioso, o registro de data e hora * pode * dar uma idéia * aproximada * de quando o PC foi o último ativo em relação a esse arquivo específico. Isso não é muito confiável e funciona apenas para arquivos que foram modificados ativamente.
em resumo: A identificação de tempos ociosos exatos é difícil no Windows 10 sem software de monitoramento dedicado. O visualizador de eventos oferece a melhor chance de determinar os tempos de desligamento, mas mesmo isso requer uma interpretação cuidadosa. Para uma imagem completa, incluindo períodos de marcha lenta precisa, você provavelmente precisará de um aplicativo de terceiros projetado para monitoramento e registro do sistema.