Etapa 1:verificar se há malware e vírus - Um computador lento pode indicar a presença de malware ou vírus. Execute uma verificação de vírus atualizada.
Etapa 2:Problemas na unidade de armazenamento - Espaço de armazenamento insuficiente pode tornar o computador lento. Verifique quanto espaço livre você tem em sua unidade principal. Considere liberar espaço ou substituir a unidade de armazenamento.
Etapa 3:atualizar software e drivers - Software e drivers desatualizados podem causar problemas de desempenho. Verifique se há atualizações disponíveis.
Etapa 4:verificar software/serviços em execução em segundo plano - Alguns softwares ou serviços podem ser executados em segundo plano sem o seu conhecimento. Desative programas de inicialização desnecessários.
Etapa 5:gerenciar o uso da memória - Verifique se algum programa está usando memória excessiva. Certifique-se de que seu sistema tenha RAM adequada.
Etapa 6:diagnosticar problemas de disco - Execute ferramentas integradas do Windows, como Limpeza de disco ou software de terceiros, para identificar e corrigir problemas relacionados ao disco.
Etapa 7:verificar os processos do sistema - Abra o Gerenciador de Tarefas e verifique o uso de recursos de cada processo. Encerre todos os processos desnecessários.
Etapa 8:Atualizar o firmware do BIOS - Às vezes, as atualizações do BIOS podem melhorar o desempenho do sistema. Verifique o site do fabricante da sua placa-mãe.
Etapa 9:considere atualizações de hardware - Se as etapas acima não ajudarem, considere se é hora de fazer atualizações de hardware, como uma CPU mais rápida, RAM maior ou resfriamento mais eficiente.
Etapa 10:Backup e redefinição/reinstalação - Se nada ajudar, considere fazer um backup dos seus dados e redefinir o Windows ou reinstalar o sistema operacional.