1. Muitos programas de inicialização   Quando você liga o computador, vários programas começam a ser executados automaticamente em segundo plano. Esses programas podem incluir processos essenciais do sistema, bem como aplicativos de terceiros instalados. Se você tiver muitos programas de inicialização, isso poderá diminuir o tempo de inicialização e o desempenho geral do computador.   
2. Falta de RAM   RAM (memória de acesso aleatório) é usada para armazenar dados temporários que estão sendo processados pelo seu computador. Se você tiver pouca RAM, seu computador poderá ter que trocar dados constantemente entre a RAM e o disco rígido, o que pode diminuir o desempenho.   
3. Problemas no disco rígido   Um disco rígido cheio ou fragmentado também pode deixar o computador lento. Quando o disco rígido está cheio, ele precisa trabalhar mais para encontrar espaço para armazenar novos dados. A fragmentação ocorre quando os dados são armazenados em vários locais no disco rígido, o que dificulta o acesso do computador.   
4. Malware   Malware, como vírus, spyware e adware, também pode tornar o computador lento, ocupando recursos e interferindo nos processos do sistema.   
5. Software desatualizado   Software desatualizado também pode causar problemas, pois pode não ser compatível com o sistema operacional ou outro software do computador.   
6. Overclock   Overclocking é o processo de aumentar a velocidade do clock do processador do seu computador. Embora isso possa melhorar o desempenho, também pode causar instabilidade e outros problemas se não for feito corretamente.   
7. Poeira e calor   A poeira e o calor também podem tornar o computador lento, interferindo no fluxo de ar e causando superaquecimento dos componentes.   
8. Problemas na fonte de alimentação   Uma fonte de alimentação com defeito também pode causar problemas, pois pode não ser capaz de fornecer energia suficiente aos componentes do seu computador.