Quando você tenta abrir um arquivo e ele diz que está bloqueado para edição, significa que outra pessoa ou aplicativo o abriu e está fazendo alterações nele. Isso evita que você abra ou edite o arquivo até que outra pessoa ou aplicativo o feche.
Existem alguns motivos pelos quais um arquivo pode estar bloqueado para edição:
*
Outro usuário está com o arquivo aberto. Este é o motivo mais comum para o bloqueio de um arquivo. Quando um arquivo é aberto por um usuário, o sistema operacional cria um arquivo de bloqueio temporário para impedir que outros usuários abram ou editem o arquivo. Este arquivo de bloqueio é liberado quando o usuário fecha o arquivo.
*
Um aplicativo está com o arquivo aberto. Alguns aplicativos, como processadores de texto e planilhas, bloqueiam arquivos quando abertos para evitar que outros usuários façam alterações neles. Isso ajuda a evitar a corrupção de dados e garante que apenas uma pessoa edite o arquivo por vez.
*
O arquivo está em uma unidade somente leitura. Se o arquivo estiver localizado em uma unidade somente leitura, você não poderá editá-lo, mesmo que não esteja aberto por outro usuário ou aplicativo.
Se você tentar abrir um arquivo bloqueado para edição, geralmente receberá uma mensagem do sistema operacional ou aplicativo. Esta mensagem informará que o arquivo está bloqueado e que você não pode abri-lo ou editá-lo. Você precisará esperar até que a outra pessoa ou aplicativo feche o arquivo antes de poder acessá-lo.
Em alguns casos, você poderá desbloquear um arquivo para edição, mesmo que ele esteja aberto por outro usuário ou aplicativo. Isso pode ser feito usando uma ferramenta chamada gerenciador de bloqueio de arquivos. Um gerenciador de bloqueio de arquivo permite visualizar os bloqueios atualmente aplicados a um arquivo e liberá-los. No entanto, você só deve usar um gerenciador de bloqueio de arquivos se tiver certeza de que tem autoridade para fazê-lo. Caso contrário, você poderá interromper o trabalho de outros usuários ou aplicativos.