O que é voo supersônico? O vôo supersônico é a capacidade da aeronave de voar mais rápido que a velocidade do som. A velocidade do som varia dependendo da temperatura, mas geralmente é de cerca de 1.235 quilômetros por hora (767 milhas por hora) ao nível do mar. Para conseguir um voo supersônico, uma aeronave deve superar o arrasto causado pelas ondas de choque que são criadas à medida que ela se move no ar. Isso pode ser feito usando um design simplificado e motores potentes.
Por que o Concorde acabou? O Concorde foi um jato supersônico de passageiros operado pela Air France e pela British Airways de 1976 a 2003. O Concorde era uma maravilha da engenharia, mas também era muito caro para operar. O avião só podia transportar um pequeno número de passageiros e exigia muito combustível para voar. O Concorde também era muito barulhento e produzia muita poluição.
O golpe final no Concorde veio em 2003. Em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France caiu após decolar do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, França. O acidente matou todas as 109 pessoas a bordo. O acidente e a investigação levaram a novas regulamentações de segurança que resultaram em um aumento no custo de operação do Concorde. Em 2003, tanto a Air France quanto a British Airways tomaram a decisão de aposentar permanentemente o Concorde.
O vôo supersônico voltará? Existem várias empresas que estão atualmente trabalhando no desenvolvimento de novos jatos supersônicos de passageiros. No entanto, não é provável que o voo supersónico se torne comum tão cedo. Os jatos supersônicos de passageiros ainda são muito caros para operar e produzem muita poluição. Além disso, existem poucas rotas disponíveis atualmente para voos supersônicos. A maioria dos voos comerciais viaja em velocidades subsônicas porque é a forma de viajar com maior eficiência de combustível. No entanto, o voo supersónico tem potencial para ser muito mais rápido e conveniente do que o voo subsónico, pelo que é possível que se torne prático no futuro.