Existem algumas coisas que você pode observar para ver se seu empregador está monitorando seu computador.
Verifique as políticas de TI da sua empresa. Muitas empresas têm políticas que determinam se monitoram ou não os computadores dos funcionários. Se a sua empresa tiver tal política, ela provavelmente será publicada na intranet da sua empresa ou no manual do funcionário.
Procure sinais de software de monitoramento. Existem vários programas de software que permitem aos empregadores monitorar os computadores dos funcionários. Alguns desses programas estão ocultos, então talvez você não consiga vê-los. No entanto, se você vir algum software incomum instalado em seu computador, isso pode ser um sinal de que você está sendo monitorado.
Preste atenção ao que você faz no seu computador. Se você estiver fazendo algo que sabe que seu empregador não aprovaria, como navegar em sites pessoais ou enviar e-mails pessoais, é possível que seu empregador esteja monitorando seu computador.
Se você está preocupado com o fato de seu empregador estar monitorando seu computador, há algumas coisas que você pode fazer: *
Entre em contato com o departamento de RH da sua empresa. Pergunte se o seu empregador tem uma política de monitoramento dos computadores dos funcionários.
*
Revise as políticas de TI da sua empresa. Certifique-se de estar ciente das políticas da sua empresa sobre o uso do computador.
*
Se você não se sentir confortável com a política de monitoramento de computadores do seu empregador, você pode procurar outro emprego. _Lembre-se, mesmo que seu empregador esteja monitorando seu computador, isso não significa necessariamente que ele tomará medidas contra você_. No entanto, estar ciente da política de monitoramento do seu empregador pode ajudá-lo a tomar medidas para proteger a sua privacidade.