O
Border Gateway Protocol (BGP) é um protocolo de gateway externo padronizado usado para trocar informações de roteamento e acessibilidade entre sistemas autônomos (AS) na Internet. É um protocolo de vetor de caminho, o que significa que anuncia o melhor caminho para um destino com base nas informações recebidas de seus vizinhos.
O BGP é um protocolo complexo, mas seu funcionamento básico pode ser resumido da seguinte forma:
1. ASes trocam informações de roteamento entre si usando BGP. Esta informação inclui a lista de redes que cada AS pode alcançar, bem como o caminho para essas redes.
2. Cada AS utiliza a informação recebida dos seus vizinhos para calcular o melhor caminho para cada destino. O melhor caminho é aquele com o menor custo, que normalmente é medido em termos de saltos de rede.
3. Os ASes então anunciam seus melhores caminhos para seus vizinhos. Esta informação é propagada pela Internet até que todos os ASes tenham uma visão consistente da topologia da rede.
BGP é um protocolo crítico para a operação da Internet. Ele garante que o tráfego seja roteado de forma eficiente e que os ASes possam alcançar as redes uns dos outros. Sem o BGP, a Internet não funcionaria adequadamente.
Aqui está um exemplo simplificado de como o BGP funciona:
* AS1 possui duas redes, 10.0.0.0/24 e 20.0.0.0/24.
* AS2 possui uma rede, 30.0.0.0/24.
* AS1 e AS2 estão conectados entre si através de um roteador.
BGP é um protocolo de roteamento de vetor de distância, o que significa que ele usa a contagem de saltos como métrica para determinar o melhor caminho para um destino. Neste exemplo, o melhor caminho de AS1 para AS2 é através do roteador que os conecta.
AS1 anunciará suas redes para AS2 e AS2 anunciará sua rede para AS1. AS1 então adicionará a rota para a rede do AS2 à sua tabela de roteamento, e o AS2 adicionará a rota para as redes do AS1 à sua tabela de roteamento.
Este processo garante que AS1 e AS2 possam alcançar as redes um do outro.