# Introdução
Arrays são uma das estruturas de dados fundamentais na programação. No Go, os arrays são dimensionados estaticamente e só podem conter elementos do mesmo tipo.
Neste tutorial, aprenderemos sobre arrays em Go, incluindo como criá-los, acessar seus elementos e realizar diversas operações neles.
Criando matrizes
Para criar um array em Go, podemos usar a palavra-chave array seguida do tipo de dados dos elementos e do tamanho do array. Por exemplo, para criar um array de inteiros com tamanho 10, podemos escrever:
``` vá
var números [10]int
```
Também podemos inicializar um array com valores quando o criamos. Para fazer isso, podemos usar a palavra-chave array seguida do tipo dos elementos, do tamanho do array e dos valores entre chaves. Por exemplo, para criar um array de strings com tamanho 3 e os valores "maçã", "banana" e "cereja", podemos escrever:
``` vá
var frutas [3]string ={"maçã", "banana", "cereja"}
```
Acessando Elementos do Array
Podemos acessar os elementos de um array usando seu índice. Os índices começam em 0, então o primeiro elemento de uma matriz tem um índice de 0, o segundo elemento tem um índice de 1 e assim por diante.
Para acessar um elemento de um array, podemos usar o nome do array seguido do índice do elemento entre colchetes. Por exemplo, para acessar o primeiro elemento do array frutas, podemos escrever:
``` vá
primeira fruta :=frutas[0]
```
Também podemos usar a indexação de array para atribuir valores aos elementos de um array. Por exemplo, para atribuir a string “manga” ao primeiro elemento do array de frutas, podemos escrever:
``` vá
frutas[0] ="manga"
```
Operações de matriz
Go fornece uma série de funções integradas para realizar operações em arrays. Algumas das operações de array mais comuns incluem:
* `len(array)`:Retorna o comprimento do array.
* `matriz[início:fim]`